Cajueiro de Pirangi é declarado Patrimônio Natural e Turístico do RN

O Cajueiro de Pirangi, situado em Parnamirim, região Metropolitana de Natal, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico do Rio Grande do Norte, conforme a Lei nº 12.503, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de julho.
Segundo a publicação assinada pela governadora Fátima Bezerra (PT), a norma reconhece o Cajueiro como Patrimônio Material do Estado do Rio Grande do Norte e entrou em vigor na data de sua publicação.
Localizado no litoral sul do estado, o cajueiro ocupa uma área de aproximadamente nove mil metros quadrados e atrai visitantes nacionais e internacionais há vários anos. A árvore é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e detém o título do Guinness Book desde 1994 como o Maior Cajueiro do Mundo.
Devido ao crescimento dos galhos para áreas próximas, a Associação de Moradores de Pirangi do Norte (Amopin) financiou a construção de um caramanchão, concluído em 2012. Esta estrutura, que se estende por 120 metros com hastes de 4,5 metros de altura, foi implantada para melhorar a fluidez do trânsito na Avenida Deputado Márcio Marinho, sentido Pirangi-Natal, ao suspender os galhos e liberar a pista.
O local funciona diariamente das 9h às 17h30, com ingresso de R$ 10. O pagamento é feito exclusivamente por meios eletrônicos como PIX, cartão de crédito ou débito, nos terminais da entrada. Mais informações podem ser obtidas no site do Idema.
Créditos: Tribuna do Norte