Currais Novos vai ganhar centro de referência para atletas paralímpicos

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (8), o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, José Antônio Freire, anunciou que o Rio Grande do Norte vai receber seu quarto centro de referência para atletas paralímpicos ainda no primeiro semestre deste ano. A cidade de Currais Novos, no Seridó, será a primeira da região a receber esse investimento, fortalecendo o paradesporto no interior do estado. Os outros três centros estão localizados em Natal, Macaíba e Mossoró.
O presidente também destacou o histórico de conquistas do Rio Grande do Norte no paradesporto, além da parceria ativa com o Governo do Estado, que vem sendo desenvolvida desde 2021 em apoio ao esporte paralímpico.
Como se deu a escolha?
O Blog do Anthony Medeiros apurou com pessoas que promovem o paradesporto na região que a criação do Centro foi motivada pelo engajamento obtido após a intensificação de um movimento paralímpico na região, em 2022. Naquele ano, foi realizada a 1ª edição do Festival Paralímpico.
A partir de então, foi feito todo um trabalho nas escolas para captar alunos com deficiência e encaminha-los para um treinamento direcionado para a competição das Paralimpíadas Escolares (etapa regional e etapa nacional). Uma carta de intenção foi entregue no fim do ano passado mostrando a disponibilidade do município receber a estrutura – algo que acabou se consolidando, conforme o anúncio feito pelo presidente do CPB.
Atletas de cidades vizinhas também poderão utilizar a estrutura. A estimativa é de que cerca de 500 atletas sejam beneficiados por cada centro implantado no RN.
Com os três outros centros localizados no Leste (Natal e Macaíba) e Oeste (Mossoró), a nova estrutura a ser construída em Currais Novos faz com que o RN possa ter maior amplitude do trabalho desempenhado, com o município seridoense sendo ponto fundamental para expansão da atividade também na região Central do estado.