Jacaré surpreende banhistas em praia na Grande Natal

Um jacaré foi avistado por banhistas na manhã desta terça-feira (6) na praia de Genipabu, localizada no município de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. O animal estava na faixa de areia, próximo ao mar, e causou espanto entre os frequentadores do local.
O caso reforça o alerta sobre a presença de jacarés em áreas urbanas e turísticas do Rio Grande do Norte. Em outro ponto do litoral, na praia de Maracajaú, em Maxaranguape, moradores relatam o aumento significativo da presença desses répteis em um lago que se forma todos os anos durante o período chuvoso.
O lago está situado próximo a residências e a cerca de 500 metros de uma escola da região. Apesar de os jacarés terem sido vistos por lá em anos anteriores, a quantidade atual é considerada incomum e preocupante. Alguns animais chegaram a invadir casas, o que tem gerado temor entre os moradores.
Diante da situação, a Secretaria de Sustentabilidade Ambiental do município de Maxaranguape informou que solicitou apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) há cerca de dois meses. No entanto, ainda não houve retorno dos órgãos federais e estaduais.
Uma força-tarefa foi organizada para remover os jacarés da área, diante do risco à segurança dos moradores e visitantes. As autoridades locais reforçam a orientação para que a população evite se aproximar dos animais e denuncie casos semelhantes às secretarias ambientais.
96 FM NATAL