Livro sobre História de Currais Novos esgota em noite de lançamento

24 de julho de 2025

O livro Palestra no Alpendre: conversa com Chico Tomaz (Editora Lemnisco), lançado na Noite de Autógrafos de Autores Curraisnovenses no CDL nesta terça-feira (22), teve sua 1a edição totalmente esgotada.

Organizado pelo jornalista Paulo Araújo e editado pelos pesquisadores William Pinheiro Galvão e Mayara Costa Pinheiro para a Coleção Acauã, o livro já se tornou objeto de colecionador interessado pelo Seridó. A tiragem foi limitada a 50 exemplares, numerados e distribuído de forma gratuita pela Lemnisco.

A entrevista com Francisco Tomaz de Araújo, conhecido como Seu Chico Tomaz do Totoró, constitui um valioso registro oral sobre a história de Currais Novos (RN). Conduzida há cerca de 30 anos pelo professor José Ferreira, a conversa abrange desde a origem do nome Totoró — palavra indígena que significa “lugar de muita água” — até a fundação do povoado por Dona Adriana de Holanda e Cipriano Lopes Galvão, no século XVIII. Seu Chico relata com riqueza de detalhes episódios da vida sertaneja, o cotidiano dos antigos moradores, a convivência com os povos indígenas, a presença de escravizados, as famílias fundadoras e as lendas locais, como a da “botija” enterrada. Um dos pontos altos do relato é a memória da construção do Açude do Totoró, em 1932, que reuniu milhares de retirantes e ceifou muitas vidas devido a uma epidemia. O depoimento resgata a cultura, a religiosidade e os modos de vida do sertão potiguar com autenticidade e emoção.

Seu Chico Tomaz do Totoró faria 100 anos no próximo dia 22 de agosto. Ele faleceu em 2004.

Academia Noova
RN Prefeitura