Comitiva de Asunción Mita, da Guatemala, visita Câmara Municipal de Currais Novos para conhecer relação da cidade com a mineração

20 de agosto de 2025

Na última segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Currais Novos recebeu uma comitiva da cidade de Asunción Mita, da Guatemala, que esteve no município para conhecer como a cidade se relaciona com a atividade mineradora. A visita foi organizada pela Aura Minerals, empresa responsável pelo Projeto Borborema, que recentemente também adquiriu uma mina no município guatemalteco.

A comitiva foi formada pelo vice-prefeito, secretário municipal, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da Aura Minerals. Em Currais Novos, o grupo foi recepcionado pelos vereadores Mattson Ranier, Ezequiel, Jaire, Reginaldo e G. Charles.

O objetivo da visita foi compreender os impactos positivos e negativos da mineração em Currais Novos, município que possui forte tradição no setor. Durante a reunião, foram destacados pontos importantes, como a geração de empregos, a necessidade de capacitação da população, a inclusão do empresariado local no ciclo de fornecedores da mineração e a importância de uma comunicação clara entre empresa, poder público e sociedade civil.

Também foram debatidos os desafios e oportunidades relacionados à atividade, como a implantação de adutoras para reutilização de esgoto, as mudanças na geografia da zona rural e a preocupação com possíveis impactos socioambientais. A transparência foi apontada como elemento essencial para mitigar riscos e construir um relacionamento saudável entre todas as partes.

Para o vereador Mattson Ranier, a visita reforça a necessidade de planejamento:

“Currais Novos precisa entender a dimensão da mina de ouro, avançar em legislação e estruturar órgãos públicos para acompanhar, fiscalizar e potencializar os benefícios dessa atividade. Ao mesmo tempo, precisamos construir um plano alternativo para que a cidade não dependa exclusivamente da mineração para se manter como polo de desenvolvimento econômico do RN.”

A comitiva destacou a organização do município e a relação histórica com diferentes tipos de mineração como pontos que chamaram a atenção durante a visita. O grupo retorna à Guatemala levando essa experiência para subsidiar as discussões locais sobre o início das operações da Aura Minerals em Asunción Mita.

Academia Noova
RN Prefeitura