Governo diz que incêndio em subestação no Paraná causou falta de energia durante a madrugada

O apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (14) foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, diz o Ministério de Minas e Energia. Ainda não se sabe o que causou o fogo.
Segundo nota divulgada nesta manhã, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início à 0h32. Um incêndio no reator da Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts).
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também confirmou a ocorrência, provocando a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, diz o texto (leia a nota na íntegra abaixo).
Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).