Amiga de jovem desaparecido em trilha no Paraná enfrenta críticas nas redes

5 de janeiro de 2026

Amiga de jovem desaparecido em trilha no Paraná enfrenta críticas nas redes

Thayane Smith, a jovem que estava com Roberto Farias durante uma trilha no Pico Paraná, tem recebido inúmeras críticas nas redes sociais. Internautas invadiram o Instagram dela para responsabilizá-la pelo desaparecimento do amigo, que teria sido deixado para trás na trilha enquanto ela seguia com outros participantes.

A Polícia Civil declarou que, até o momento, não há indícios de crime. Desde o desaparecimento, equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários realizam buscas na região.

Um post de Thayane com vários vídeos em que ela aparece ao lado de Roberto, gravados entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, acumulou quase 4 mil comentários, a maioria criticando a jovem.

Algumas das críticas dizem: “Começa o vídeo com o menino e termina sem. E detalhe: sorrindo na maior naturalidade” e “Vai dormir em paz, irmã? De ter abandonado o mlk? E ficar debochando ainda nas redes?”. Outra internauta comentou: “Que a verdade prevaleça, mas vindo de você, só lamentos. Uma coitada que quer chamar atenção.”

Thayane e Roberto se encontraram no dia 31 de dezembro de 2025 em um terminal de ônibus em Curitiba (PR) e foram juntos para o Parque Estadual Pico Paraná. Em vídeos no Instagram, ela disse que o plano era assistir ao primeiro nascer do sol de 2026 no ponto mais alto do estado. No entanto, no dia seguinte, apenas Thayane retornou da trilha.

Com 19 anos, natural de Manaus (AM), Thayane teria conhecido Roberto há menos de um mês no Largo da Ordem, em Curitiba. Eles combinaram de passar a virada do ano no Pico Paraná. A jovem já estava na capital paranaense semanas antes do ocorrido, período em que passou o Natal na cidade.

De acordo com o relato inicial de Thayane, por volta das 3 horas da madrugada do dia 1º de janeiro, ela, Roberto e um terceiro homem chamado Fábio acordaram no acampamento para seguir ao cume. No caminho de volta, Roberto passou mal e não conseguiu acompanhar o grupo. Mesmo sendo alertada para não deixá-lo sozinho, Thayane continuou sem o amigo até o acampamento. Outros trilheiros tentaram encontrá-lo, mas sem sucesso.

Desde então, o Corpo de Bombeiros, montanhistas especializados e voluntários seguem em uma operação de buscas complexa devido ao terreno e às condições climáticas.

Na publicação de Thayane no Instagram, ela afirma ter “muitos vídeos do início de tudo, meio e fim”, mas que só contará “a história completa após tudo isso acabar”.

“Isso é um pouco da nossa vivência juntos para vocês terem uma noção da trilha e pelo que passamos. Eu tive experiências incríveis lá em cima, vistas lindas, um nascer do sol do maior Pico do Sul”, escreveu na legenda.

Créditos: Metropoles

Mavera Menswear
RN Prefeitura