Antes de perder 18 pontos na tabela, América soltou nota dizendo que ‘Caso Elias’ é discussão interpretativa

O América se manifestou sobre a denúncia da escalação irregular do lateral-direito Elias nos três primeiros jogos do Campeonato Potiguar. Em comunicado oficial divulgado na manhã desta sexta-feira (30), o clube esclareceu que não há irregularidade ou qualquer conduta ilícita em relação ao caso.
De acordo com a nota, não existe fraude, omissão de informações, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou qualquer tipo de dolo que possa comprometer adversários ou o regular andamento da competição. A diretoria ressalta que o tema envolve, no máximo, uma divergência de interpretação de dispositivos do regulamento do campeonato.
“A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes”, disse no comunicado.
Caso Elias
O América foi denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) por relacionar um jogador irregular no Campeonato Potiguar. O caso envolve o lateral-direito Elias, que foi relacionado para os três primeiros jogos do Estadual com contrato amador, tendo já completado 20 anos, o que é proibido conforme o Regulamento Específico da competição.
Caso seja punido, o América perderá até 18 pontos na no Campeonato Potiguar. A penalidade ocorre pelo fato de Elias ter sido relacionado em três partidas, o que implica na perda de três pontos por jogo, ou seja, nove pontos no total, conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Veja íntegra da nota
Na última quarta-feira (28), foram divulgadas notícias na imprensa sobre a suposta utilização de atleta irregular pelo América no Campeonato Potiguar 2026 e a possibilidade de aplicação de penalidades esportivas.
O que podemos afirmar desde já, como todos bem sabem, é que inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato.
A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes.
O Departamento Jurídico do clube já está adotando todas as medidas necessárias para o esclarecimento dos fatos, confiando nos órgãos desportivos competentes e na Justiça Desportiva.
Dentro de campo nossos atletas seguirão dando o máximo para conquistar as vitórias necessárias para que possamos conquistar nosso primeiro objetivo do ano, que é o tetracampeonato Potiguar em 2026.
Para isso, contamos com o apoio da Maior e Melhor torcida do mundo, a Nação Americana. Com vocês jogando juntos, somos mais fortes!