Maurício do Palmeiras se naturaliza paraguaio e pode jogar a Copa do Mundo 2026

O meio-campista Maurício, jogador do Palmeiras, obteve a naturalização paraguaia e está autorizado a disputar a Copa do Mundo de 2026 pela seleção do Paraguai, conforme homologação da Fifa em 9 de fevereiro.
Embora nunca tenha atuado por clubes paraguaios, a naturalização foi facilitada devido à descendência paraguaia de seu pai. Maurício já consta no FIFA Change of Association Platform como apto a representar o Paraguai.
As regras da Fifa atualizadas em 2022 determinam que o atleta não pode ter disputado mais de três partidas oficiais pela seleção do país original, nem ter atuado após completar 21 anos. Maurício atende a esses critérios, apesar de ter jogado pela seleção brasileira nas categorias de base.
Ele participou três vezes em amistosos sub-20 em 2020, sob comando de André Jardine, antes das Olimpíadas de Tóquio, além do Pré-Olímpico em 2024, com Ramon Menezes.
Agora, Maurício se junta a Gustavo Gómez e Ramón Sosa, seus companheiros no Palmeiras e convocados frequentes da seleção paraguaia. A equipe dirigida por Gustavo Alfaro está no grupo D da Copa do Mundo, ao lado dos Estados Unidos, Austrália e uma seleção vindoura da repescagem.
Na temporada atual, Maurício atuou em seis jogos, marcou dois gols e deu uma assistência. Desde 2024 no Palmeiras, contabiliza 81 partidas, 16 gols e 12 assistências.
Créditos: O Globo