CASO ZAIRA: Justiça autoriza nova avaliação médica de policial acusado do crime

A Justiça potiguar autorizou a realização, em caráter de urgência, de uma nova avaliação médica do policial militar Pedro Inácio, acusado de ter matado a jovem Zaira Cruz em 2019.
A decisão foi comemorada pela defesa do acusado, representada pelo advogado Jader Marques, que destacou a sensibilidade do Judiciário diante do quadro de saúde do réu (veja nota na íntegra ao fim da matéria).
O posicionamento da Justiça é resposta do pedido da defesa para que a prisão preventiva seja substituída por medidas cautelares em razão de enfermidade rara a qual o acusado é portador. Mais cedo, o julgamento do caso para o dia 1º de dezembro.
O caso segue em tramitação, com a expectativa de que a nova perícia médica seja realizada nos próximos dias.
Veja nota da defesa de Pedro Inácio:
Nota à Imprensa – Caso Pedro Inácio
A defesa de Pedro Inácio Araújo de Maria saúda a sensibilidade do Juízo do Tribunal do Júri de Natal ao acolher o pedido para realização urgente de nova avaliação médica destinada a apurar o atual estado clínico do acusado, que é portador de enfermidade rara, progressiva e incompatível com o ambiente prisional.
Trata-se de um avanço relevante no trâmite do pleito humanitário formulado e a defesa mantém plena convicção de que, uma vez realizado o exame, o deferimento da substituição da prisão preventiva se apresentará como desdobramento natural, à altura dos valores constitucionais que resguardam a dignidade da pessoa humana.
Jader Marques
Advocacia Criminal
04 de agosto de 2025