Clubes tradicionais conhecidos pelo futebol marcam presença na Copa Jorge Guimarães; veja quais

29 de agosto de 2025

Das 132 equipes participantes da Copa Jorge Guimarães nesta primeira etapa, uma parte delas já são conhecidas do grande público pela presença em outras modalidades, sobretudo o futebol. São clubes de vários cantos do país, desde o Pará até estados do Nordeste como Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia.

O trio das principais equipes pernambucanas está aqui em Currais Novos para a disputa de várias categorias. As equipes do Náutico, Santa Cruz e Sport trouxeram torcida especializada, caprichando até nos cânticos que nos acostumamos a ouvir apenas dentro de estádios de futebol.

“A gente viaja centenas de quilômetros e faz questão de não baixar a voz nenhum momento pra animar nossas meninas. Aqui (na arquibancada) a gente coloca nossa energia e torce pra que tudo dê certo”, diz Leonaldo Silva, pai de uma atleta do Sport Recife, antes de puxar o “Casaca”, um dos principais cânticos da torcida do Leão pernambucano.

Estar na Copa Jorge Guimarães, em pleno interior do Rio Grande do Norte, tem uma motivação estratégica por parte da direção das equipes. “A gente faz questão de participar para manter as meninas em contato com voleibol de alto nível por uma boa quantidade de jogos. A gente identificou essa necessidade e não chegamos para o Campeonato Brasileiro de Clubes, no fim do ano, com esse déficit. A Copa Jorge Guimarães reúne grandes equipes e aqui estamos para brigar em todas as categorias e se preparar para o decorrer da temporada”, afirma Ricardo França, técnico do Sport Recife.

Outros casos

Para 2025, a novidade foram a presença de equipes paraenses, direto do Norte do país. Os tradicionalíssimos Paysandu e Tuna Luso representam o estado, mas já chegam como conhecidos pelos feitos que tiveram no futebol.

Bahia/BA, CRB/AL e Fortaleza/CE são outras três equipes do mundo da bola que vão ter a participação de suas equipes de voleibol no certame, mesmo caso do América de Natal.

Para a organização, o certame reuniu organização suficiente para que equipes tarimbadas marcassem presença e, mais que isso, retornassem no ano seguinte.

“Começamos pequenos, mas sempre apostamos num evento organizado. São só em competições assim que essas grandes equipes marcam presença. Imagine o tamanho da delegação que um clube desse traz, com presença em várias categorias, familiares. Caprichamos no que oferecemos e estamos prontos para recebê-los em qualquer uma de nossas praças esportivas”, afirma Afrânio Aurélio, coordenador-geral da Copa Jorge Guimarães.

Academia Noova
RN Prefeitura