Conmebol propõe à Fifa Copa-2030 com 64 seleções: ‘Por uma única vez’

10 de abril de 2025

A Conmebol propôs oficialmente à Fifa que a Copa do Mundo de 2030 seja disputada com 64 seleções, em caráter excepcional, para celebrar o centenário do torneio. A proposta foi apresentada pelo presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, durante o 80º Congresso da Conmebol, realizado nesta quinta-feira (10) em Assunção, Paraguai.

A ideia é que, por uma única vez, o Mundial conte com 64 equipes e seja realizado simultaneamente em três continentes. O objetivo é permitir que mais países vivenciem a experiência da Copa do Mundo, tornando a celebração dos 100 anos do torneio ainda mais especial.

A Copa do Mundo de 2030 já está programada para ocorrer em Espanha, Portugal e Marrocos, com partidas inaugurais na Argentina, Uruguai e Paraguai, em homenagem à primeira edição do torneio, realizada em 1930 no Uruguai. A proposta da Conmebol visa ampliar ainda mais a participação sul-americana no evento.

A Fifa já havia decidido expandir o número de seleções participantes de 32 para 48 a partir da edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. A proposta da Conmebol de aumentar para 64 equipes em 2030 ainda será analisada pela entidade máxima do futebol mundial. 

UOL

Natal Ótica
RN Prefeitura