Experiência em Medellín inspira almoço com ecossistema de inovação e fortalece conexões regionais

10 de julho de 2025

Na manhã desta quarta-feira (9), o ecossistema de inovação se reuniu na sede da CDL Currais Novos para um almoço especial com Edinete Nascimento, analista do Sebrae RN, integrante da governança do Vale do Seridó e representante de Currais Novos na missão técnica organizada pelo Sebrae Nacional à cidade de Medellín, na Colômbia.

Com o tema “Case Medellín: Estratégias para a Construção de uma Cidade Inovadora”, Edinete compartilhou as experiências vividas durante a missão, que teve como foco conhecer as iniciativas responsáveis pela transformação da cidade colombiana. A visita técnica destacou políticas públicas inovadoras, a articulação entre universidades, setor produtivo e governo, além de projetos de impacto social nas áreas de cultura, educação e esporte.

O encontro contou com a presença de representantes do ecossistema local, empreendedores, agentes públicos e parceiros do território de inovação. Destacou-se também a participação de lideranças dos municípios de Acari e Parelhas, fortalecendo a conexão regional entre os atores envolvidos com a inovação.

A iniciativa foi promovida pelo Sebrae RN como parte de uma estratégia contínua de encontros e trocas entre os membros do ecossistema, com o objetivo de estimular conexões, fomentar novas ideias e inspirar ações coletivas que transformem realidades locais.

Momentos como este reforçam o compromisso do Vale do Seridó — ecossistema local de inovação — em aprender com experiências bem-sucedidas e aplicar o conhecimento adquirido de forma colaborativa e estratégica, promovendo o desenvolvimento sustentável do território.

O que é o Vale do Seridó?

O Vale do Seridó é o nome que passa a identificar o ecossistema local de inovação, consolidando sua identidade territorial e reforçando o compromisso com a articulação de atores públicos, privados, acadêmicos e da sociedade civil em prol do desenvolvimento regional por meio da inovação.

Em Currais Novos, o ecossistema foi oficialmente criado em novembro de 2022. Desde então, vem ampliando conexões e construindo pontes para o futuro da região.

Academia Noova
RN Prefeitura