Governadora autoriza curso para habilitar praças ao oficialato da PMRN

29 de janeiro de 2026

Governadora autoriza curso para habilitar praças ao oficialato da PMRN

A governadora Fátima Bezerra anunciou, na quarta-feira (28), a autorização para que o Comando-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte realize a seleção interna do Curso de Habilitação de Oficiais do Quadro Auxiliar (CHO), processo que não ocorria desde 2008. A confirmação foi feita durante a solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS 2025.3), no Ginásio Nélio Dias, em Natal, que formou 816 sargentos-alunos.

“O último Curso de Habilitação de Oficiais foi em 2008. São 18 anos de espera. Este é um momento histórico para nossa corporação, um passo concreto na valorização dos militares, oferecendo oportunidades reais de crescimento profissional, justiça na carreira e fortalecimento da PMRN”, afirmou a governadora.

O curso terá duração de seis meses e visa habilitar praças ao oficialato da PMRN. “O objetivo é reconhecer a experiência, dedicação e o compromisso de quem constrói a instituição diariamente”, ressaltou Fátima Bezerra. Poderão participar segundos-sargentos, primeiros-sargentos e subtenentes, cerca de 2.500 candidatos aptos, concorrendo a 37 vagas.

A chefe do executivo estadual também destacou a política de valorização profissional desde 2019. “Entre 2019 e 2025 foram realizadas mais de 20 mil promoções nas forças de segurança, sendo mais de 18 mil na Polícia Militar. No último ato de promoção, em dezembro, 991 militares foram promovidos. Além disso, sete mulheres alcançaram o posto de coronel, o mais alto da carreira, demonstrando reconhecimento da competência feminina e seu fortalecimento na estrutura de comando”, evidenciou.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMRN, coronel Alarico Azevedo, definiu a formatura como um marco. “Hoje a Polícia Militar escreve uma página memorável ao concluir o maior Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da história, formando 816 policiais, incluindo quatro mulheres, em cinco núcleos: Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz”, declarou.

O coronel ressaltou a importância do sargento na corporação. “Ele é peça-chave na engrenagem da Polícia Militar, elo entre o comando e a tropa, liderança direta que transforma diretrizes em ações concretas para a sociedade. Investir em capacitação é investir em um serviço técnico, humano e eficiente para a população”, afirmou.

A segunda-sargento Fabiana Souza, oradora da turma, falou sobre o esforço coletivo e o apoio familiar na trajetória dos formandos. “Este curso simboliza superação, disciplina e compromisso, frutos de meses de estudo, exigência e desafios vencidos com união e perseverança. Nada disso seria possível sem o suporte das famílias, que partilham ausências e mantêm nossa caminhada”, afirmou.

Ela também destacou o impacto do CAS na carreira. “O aperfeiçoamento fortalece a liderança, aprimora a disciplina e renova nosso compromisso de melhor servir à sociedade. Saímos preparados para assumir responsabilidades e cumprir a missão constitucional da Polícia Militar”, finalizou.

Créditos: Blog do Barreto

Academia Noova
RN Prefeitura