MEC anula três questões do Enem 2025 e aciona Polícia Federal por suspeita de vazamento

18 de novembro de 2025

MEC anula três questões do Enem 2025 e aciona Polícia Federal por suspeita de vazamento

O Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após suspeitas de vazamento, e a Polícia Federal foi chamada para investigar o caso.

A equipe técnica responsável pela elaboração das provas identificou similaridades pontuais entre itens divulgados em redes sociais e os que foram aplicados no exame, motivando a anulação. O Inep esclareceu em nota que nenhuma questão estava exatamente igual às da prova de 2025, e que todos os protocolos de segurança foram cumpridos em todas as fases do exame.

Os rumores sobre o vazamento começaram na noite de segunda-feira, 17 de novembro, dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, após uma live nas redes sociais conduzida por Edcley Teixeira, que se apresenta como estudante.

Segundo reportagem do g1, Teixeira afirma participar dos pré-testes do Inep e que se lembra dos detalhes das perguntas, base para aulas on-line que oferece como curso preparatório. Em uma das questões exibidas na live, quatro das cinco alternativas coincidiam com a prova oficial, incluindo a resposta correta. Outro exemplo citava um questionamento sobre ruído sonoro, com todos os elementos reproduzidos perfeitamente.

Edcley também afirma ter tido acesso antecipado a questões do Enem de 2023 e 2024, que também são usadas em seu curso.

A Polícia Federal foi acionada para investigar autoria e conduta na divulgação das questões, bem como para apurar possível quebra de sigilo.

Em comunicado, o Inep destacou:

1. A reafirmação da isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
2. A decisão de anular três itens após análises internas diante das denúncias de divulgação antecipada.
3. O uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige pré-testes com estudantes que podem ter contato com questões que comporão futuras edições do exame.
4. A inexistência de questões idênticas às aplicadas em 2025, apenas similaridades pontuais foram identificadas.
5. A atuação da Polícia Federal para garantir responsabilização em casos de quebra de confidencialidade ou divulgação indevida.
6. A implementação de rigorosos protocolos de segurança no processo de calibragem das questões do Banco Nacional de Itens utilizadas no Enem.

Créditos: GauchaZH

Wheyz
RN Prefeitura