Médico esclarece riscos de beber álcool enquanto usa Mounjaro

O Mounjaro, medicamento à base de tirzepatida, tem ganhado destaque pelo seu potencial para auxiliar no controle do diabetes tipo 2 e na redução de peso, trazendo benefícios e melhora na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, o uso dessa caneta emagrecedora deve ser indicado por um médico e sempre acompanhado de uma dieta adequada e prática de exercícios físicos.
Com a popularidade do remédio, surgem dúvidas sobre o consumo de álcool durante o tratamento, especialmente nas festas de fim de ano.
“Os estudos não proíbem a ingestão de bebidas alcoólicas junto ao uso do Mounjaro, mas há riscos como hipoglicemia, náuseas, vômitos, redução na absorção de alguns nutrientes e, em casos raros, toxicidade hepática em pacientes com doenças hepáticas pré-existentes”, alerta o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
O especialista ressalta que bebidas alcoólicas destiladas podem causar hipoglicemia quando consumidas isoladamente, o que representa maior risco para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 mal controlado.
“Pacientes com histórico de hipoglicemias severas, que usam insulina ou antidiabéticos orais como sulfonilureias, e que estejam em situação de desidratação subclínica devem ter cuidado. Tanto o álcool quanto o Mounjaro podem levar à desidratação, cãibras e fadiga, especialmente se a ingestão de líquidos não for adequada.”
Créditos: Terra