Missa solene marca 62 anos de morte do Monsenhor Paulo Herôncio

2 de setembro de 2025

Nesta segunda-feira (1º), a Paróquia de Sant’Ana celebrou os 62 anos de falecimento do Monsenhor Paulo Herôncio, ex-pároco local que marcou a história de Currais Novos por quase quatro décadas. A programação reuniu centenas de fiéis na Praça Monsenhor Paulo Herôncio, que leva o nome do sacerdote. O espaço foi reconstruído em 2021 por meio de iniciativa do empresário Sérgio Dantas.

A missa foi celebrada pelo padre Sandoval Matias, vigário paroquial de Sant’Ana e foi transmitida pela Rádio Currais Novos 90,9 FM. A cerimônia contou com a presença da Congregação do Santíssimo Sacramento, fundada pelo religioso, e apresentações do Coral Monsenhor Paulo Herôncio, que entoou hinos em homenagem à memória do sacerdote.

“Monsenhor Paulo Herôncio foi um homem que tinha como missão ajudar ao próximo. Foi por meio dessa ideia que ele capitaneou a construção do primeiro hospital da cidade, de escolas, e de locais onde todos tinham vez para se capacitar, aprender uma nova profissão. Foram incontáveis as benfeitorias dele nessa cidade”, afirmou o sacerdote.

Na cerimônia, estavam contemporâneos do sacerdote, que morreu em 1963. Paulo Othon conviveu com o Monsenhor Paulo Herôncio em celebrações religiosas que atuou como coroinha. “Minha família era de missa diária e com a enfermidade, ele celebrava (as missas) em sua própria residência. Eu morava perto, ia sempre com minha mãe e lá eu era coroinha”, disse, destacando o quão o sacerdote se destacava pelas boas ações.

O momento trouxe a tona a lembrança de um dos maiores cidadãos que Currais Novos já teve. Apesar de não ter nascido nessa terra, o natalense Monsenhor Paulo Herôncio ensinou, com ações, a importância de olhar para o próximo sem distinção.

Wheyz
RN Prefeitura