Novo salário mínimo já está valendo e aumenta aposentadorias, abono e seguro-desemprego

Com reajuste de 6,79%, o novo valor do salário mínimo já está valendo desde esta quinta-feira, 1 de janeiro. Com a correção, o piso de referência do país ganha um aumento de 103 reais, de 1.518 reais, em 2025, para 1.621 reais agora.
O valor foi confirmado em decreto da semana passada do governo. Ele repõe a inflação do ano passado, medida pelo INPC acumulado em 12 meses até novembro, e que foi de 4,18%, acrescida de um ganho real.
O aumento adicional é limitado a 2,5%, de acordo com as regras do arcabouço fiscal que desde 2024 regem o aumento das despesas do governo federal. Quando necessário, os arredondamentos são feitos para cima. O novo mínimo corresponde a um valor 54,04 reais por dia e 7,37 reais por hora.
Com ele, sobem automaticamente também alguns dos principais benefícios pagos pelo governo: o piso das aposentadorias e pensões públicas, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro-desemprego e também o abono salarial do PIS-Pasep. O piso de todos também passa a ser de 1.621 reais.