Núcleo DUNA é o novo projeto de Comunicação Pública da Rádio Universitária

4 de setembro de 2025

A Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FMU/UFRN) está com um novo projeto editorial: o Núcleo DUNA (@nucleoduna)A proposta é que a rádio (88,9 MHz) possa qualificar o debate público e emancipar a audiência. O programa é produzido por alunos bolsistas e voluntários. Com foco no Instagram, a iniciativa vai elaborar conteúdos especiais, com entrevistas ao vivo com figuras públicas. Os bate-papos são feitos de forma on-line, e tudo fica disponível para que o internauta possa assistir a qualquer momento. 

O nome DUNA foi escolhido porque a cidade de Natal foi construída sob diversos campos de dunas. “São formações de relevo que dão nome a equipamentos públicos da cidade, como parques ambientais e ruas, fazendo parte da identidade local e da mitologia do município. Além disso, as dunas se movimentam ao longo dos anos. O jornalismo, por sua vez, observa e focaliza, principalmente, o que muda na sociedade, no seio social”, explica o jornalista Glynner Brandão, editor da FMU/UFRN e criador do DUNA

O novo programa também vai investir em jornalismo literário. Um exemplo é o Projeto Antônio, que relata as conquistas e os principais desafios da paternidade. O projeto é do jornalista Glynner Brandão, que foi pai recentemente. Durante um ano, serão veiculadas 80 crônicas-poemas em forma de sonetos heterométricos, sendo um texto por semana. O material será incorporado ao Instagram. “Além desses textos, a gente deve começar a veicular, até dezembro, crônicas sobre as acontecências de Natal e a vida urbana da cidade. A ideia é fomentar ainda mais a crônica literária”, explica o editor. 


Outra aposta é a produção de reportagens especiais, principalmente nas editorias de Cidades e Economia. “Desde 2016, conduzo o grupo de reportagens especiais da rádio. Em 2017, começamos a participar de prêmios e, até agora, já ganhamos cerca de 20 prêmios e honrarias literárias. A parceria com outros colegas jornalistas da FMU foi, claro, decisiva nesse sentido. O Núcleo Duna ecoa um pouco isso e avança na perspectiva transmídia, já que aproxima áudio, imagem e a cenografia on-line“, ressalta Brandão.

O Núcleo Duna também contará com colunas. Uma delas é a PopDrop, encabeçada pela jornalista Louise Germano. O espaço é voltado para Cultura, Cinema e Arte. O primeiro tema, que já está no ar, é o filme estadunidense Amores materialistas (2025) da diretora Celine Song. Também haverá uma coluna sobre esportes, chamada de Na Marca Do Gol, conduzida pelo estudante Ronaldo Jorge, e outra sobre games Press Start, assinada pelo discente Jason Nascimento.

Os outros membros da equipe são: Giovanna Benfica, Rebecca Alves e Samuel Ferreira. De acordo com Rebecca, participar do projeto garante conhecimento prático ainda durante a formação. “Normalmente, fazíamos trabalhos mais limitados ao estúdio. Hoje, com o Núcleo DUNA, podemos explorar tudo que o universo multimídia nos propõe. Tem sido uma experiência de muito aprendizado, e está sendo enriquecedor participar”, ressalta.

Sidy's Tv e Internet
RN Prefeitura