Prefeito Odon sanciona lei que incentiva ciência e tecnologia em Currais Novos

23 de dezembro de 2024

Na noite de sábado (21), o prefeito Odon Júnior recebeu o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, além de atores do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos para um ato oficial de sanção da Lei complementar 020/2024 que trata de política de incentivo à ciência, tecnologia e inovação para o município de Currais Novos.

Essa lei foi desenvolvida com base em uma consultoria contratada pela Prefeitura Municipal de Currais Novos e o Sebrae/RN, onde a governança do Ecossistema de Inovação teve papel protagonista na definição das prioridades e finalização do documento que foi enviado para a Câmara Municipal em novembro e aprovado por unanimidade na penúltima sessão ordinária de dezembro.

O ato, realizado no gabinete do prefeito no Palácio Raul Macedo, também contou com a presença de representantes de instituições como UFRN, IFRN, Câmara Municipal de Vereadores, CDL Currais Novos, 9ª DIREC, SEMTUR e as comunidades Potiguaras Valley e Techno Valley.

O vereador Mattson, que é membro da governança do ecossistema, falou sobre este momento: “Este é um passo decisivo para fortalecer o ambiente de inovação no nosso município, consolidando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, tecnológico e social. Agora, a lei seguirá para regulamentação, que será conduzida pelo novo gestor, Lucas Galvão, a partir de 1º de janeiro. Currais Novos avança como um polo de inovação no Seridó e no RN!”

A lei complementar 020/2024 traz, em resumo, quatro pilares fundamentais: a criação do conselho municipal de inovação, o sistema municipal de inovação, o fundo municipal de inovação e uma política de incentivos para ações efetivas de inovação.

Currais Novos é a terceira cidade, no RN, a aprovar uma lei com esta dimensão, atrás apenas de Natal e Mossoró.

Academia Noova
RN Prefeitura Rural