Um problema na rede elétrica interna da subestação do Açude Gargalheiras afetou o fornecimento de água aos municípios de Acari (fornecimento suspenso) e Currais Novos (abastecimento reduzido).
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a expectativa é que o serviço seja concluído no início da noite desta quarta-feira (14).
A companhia afirma que a previsão é de normalização do abastecimento em até 72h após o sistema ser religado.
A passagem do cantor baiano Ricardo Chaves pelo Carnaval de Caicó foi um pouco tumultuada esse ano. De acordo apuração do Blog Jair Sampaio, as razões são técnicas e atingem o trio contratado pelo Treme Treme.
Em cima do trio, o cantor fez críticas severas ao som do trio (assista no vídeo abaixo). Ele afirmou que o trio não atendia as condições mínimas para o cantor se apresentar. “O equipamento não nos atendia, mas em consideração ao prefeito e ao povo de Caicó, fomos para o sacrifício”, disse Beto, empresário do cantor.
Diretor do bloco, Cid Douglas afirmou que todas as exigências feitas por Ricardo Chvaes foram atendidas e lamentou que ele tenha levado questões técnicas do trio para o público. Cid afirmou que o cantor “não toca mais” no Treme Treme.
Cerca de onze condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool durante o carnaval de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A operação ocorreu na noite dessa segunda-feira (12).
A fiscalização tem o objetivo de coibir a condução de veículo automotor por pessoas sob efeito de álcool, como também garantir de paz pública.
A blitz foi montada na área central da cidade. Nenhum acidente com vítima foi registrado.
Dezenas de moradores do Povoado Totoró, na zona rural de Currais Novos, estão terminando o Carnaval sem energia elétrica em suas casas. A causa foi a poda de uma árvore centenária, que teve como consequência a quebra de um poste no local.
O Blog do Anthony Medeiros teve conhecimento do caso durante a tarde e confirmou junto a Neoenergia Cosern a informação. A companhia estima que 50 residências foram afetadas e garantiu que está com equipes no local para realizar a substituição do poste.
A árvore em questão é uma craibeira que, segundo moradores do povoado, tinha mais de 100 anos de existência. “A distribuidora alerta para que a população não realize podas de árvores próximas à rede elétrica”, concluiu.
Confira nota da Neoenergia Cosern:
NOTA – PODA DE CRAIBEIRA CENTENÁRIA QUEBRA POSTE DE MÉDIA TENSÃO COM TRANSFORMADOR NO POVOADO TOTORÓ, EM CURRAIS NOVOS
A Neoenergia Cosern informa que a poda de uma craibeira centenária fez os galhos da árvore tracionarem os fios e quebrarem um poste da rede de média tensão onde está localizado um transformador que atende 50 residências no Povoado Totoró, em Currais Novos, às 15h37 desta terça-feira (13).
Equipes técnicas da distribuidora foram ao local e estão trabalhando para realizar a substituição do poste danificado, a recomposição da rede elétrica e normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível, respeitando as regras de segurança que a ocorrência exige.
A Neoenergia Cosern ressalta que, de acordo com a Legislação, a poda ou corte de árvores realizados em área particular é de responsabilidade do(a) proprietário(a), mediante autorização do órgão ambiental competente e com os devidos cuidados e segurança exigidos para o serviço.
A distribuidora alerta para que a população não realize podas de árvores próximas à rede elétrica.
A tradição do “Bloco dos Índios” segue ativa em Currais Novos. Saindo no Carnaval há mais de 60 anos, o bloco voltou a participar do festejo, um dos mais tradicionais da comemoração da cidade.
De acordo com Luciano Augusto, organizador do bloco, o movimento faz homenagem aos indígenas que habitaram nossa região antigamente.
”Estamos aqui mais um ano. Feliz em manter acesa essa tradição. Eu participo desde meus 10 anos e fico feliz em estar ao lado de amigos e familiares em mais uma edição”, explica.
A estimativa da organização é que 50 pessoas tenham participado do bloco, que não participou apenas da segunda-feira dos festejos de Momo.
Vai passar o Carnaval em Currais Novos? Saiba quais são as farmácias de plantão em atuação no município durante o período. O cronograma a seguir mostra os estabelecimentos desde a sexta-feira (9) até a quarta-feira de cinzas (14).
Mais três jogadores deixaram o Potyguar. O goleiro Yuri e os atacantes Anderson e Nycollas Maranhão não fazem mais parte do elenco e não se reapresentam com o grupo na próxima segunda-feira (12), quando se encerra o recesso de Carnaval do Leão do Seridó.
A informação foi dada em primeira mão pelo colega Cesário Júnior, do Terra da Xelita, e confirmada pelo Blog do Anthony Medeiros junto à direção do clube, que preferiu não se aprofundar no motivo para as saídas, afirmando apenas que as saídas saíram em comum acordo entre os atletas, comissão e diretoria.
No fim de semana passado, o clube já tinha anunciado as saídas do lateral Dênis e dos atacantes Jefinho e Amílcar. Nesta quinta-feira (8), também deixaram o clube o massagista Padilha e o preparador de goleiros Rincon. São aguardadas mudanças profundas no Leão para obter resultados diferentes no segundo turno do Campeonato Estadual.
Goleiro YuriAtacante Nycollas MaranhãoAtacante Anderson (de azul)
A Obra Shalom Currais Novos, está organizando uma opção para quem quer passar o período de Carnaval em um contato mais próximo com a religiosidade.
É o Renascer, que terá início no domingo (11), não custará nada, e receberá centenas de pessoas com o mesmo propósito: adorar ao Senhor.
“Vamos viver momentos de Louvor, Adoração, Cursos, seminário de vida no Espírito Santo e você vai conhecer a Verdadeira Alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas”, afirmou a organização.
A Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) anunciou, em suas redes sociais, que teve a sua proposta de um novo curso de mestrado aprovada. De acordo com a instituição, o mestrado será na área de administração públicas, e as aulas vão ocorrer em Currais Novos.
A novidade foi postada na tarde desta sexta-feira (8). A curso terá a parceria do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres).
A seleção dos alunos vão ocorrer por chamada nacional no site do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). Diretor da instituição, o professor Alex Gomes falou sobre a alegria em receber esse resultado. “A expectativa era muito grande. A pós-graduação no contexto da interiorização significa muito”, afirmou.
“Tenho certeza da minha cura”. A frase é da potiguar Jéssica Carvalho, de 32 anos de idade, que está internada há três meses em um hospital em Natal lutando contra um tumor vascular no rosto, que recentemente passou a crescer – e sangrar – de maneira rápida.
A história dela se tornou conhecida nas redes sociais e comoveu a internet nas últimas semanas. Diante da repercussão, foi criada uma campanha para arrecadar valores para o tratamento. (Clique AQUI para ver).
O apoio recebido de anônimos nas redes sociais tem ajudado na esperança da recuperação, garante Jéssica, que não consegue falar diante do quadro clínico atual. No entanto, ela respondeu ao g1 por meio de mensagens escritas no celular, que foram mediadas pelo amigo e coordenador da campanha, Fausto Calixto.
“Nos últimos dias meu coração vem recebendo muitas graças diante de tantas orações. Ver uma legião de pessoas apoiando e orando por você transforma qualquer dor em alegria”, disse Jéssica.
Jéssica tem uma doença chamada hemangioma, um tumor vascular benigno causado por um crescimento anormal dos vasos sanguíneos (veja vídeo abaixo).
A potiguar convive com a patologia desde que nasceu, mas tem passado pelo momento mais delicado neste início de 2024.
Há cerca de um ano, Jéssica fez um procedimento cirúrgico para tratar dessa formação, quando chegou a retirar parte da mandíbula. O resultado, no entanto, não saiu como esperado e gerou uma série de infecções.
“No início foi um grande desafio. Achei que não ia suportar o processo dos dias tão dolorosos. Tinha dias que minha fé esvaziava e o desespero tomava conta de mim, mas todo momento não queria desistir e desejava viver”, contou Jéssica.
“Hoje minha fé foi renovada, minha esperança nos propósitos de Deus também. Hoje luto com mais otimismo e perseverança na promessa de Cristo”, completou. Recentemente, ela achou uma outra paciente no Brasil que tem a mesma doença e esse encontro deu início a um novo tratamento. A potiguar foi apresentada a um médico, que viajou de São Paulo para o Rio Grande do Norte nesta semana para examiná-la e iniciar outros procedimentos.
Jéssica passou a usar um novo medicamento para tentar reduzir o tumor e os sangramentos. O objetivo é que, após isso, ela consiga viajar para São Paulo para realizar novas cirurgias.
Assim como Jéssica renovou as esperanças ao encontrar uma amiga que trava a mesma luta que ela, a potiguar também quer servir de exemplo para outras pessoas com o tumor.
“Tenho um desejo: quero que outras pessoas que tenham um caso como o meu saibam que elas têm uma possibilidade de cura, um tratamento eficaz”, disse.