Cinema em Currais Novos teve início há mais de 100 anos e não tem sala desde 1990; veja história completa

13 de outubro de 2025
Cine Lux, onde hoje é a loja “Estação Tecidos”. (Foto: Estação Tecidos)

Contando os dias para a instalação de um cinema após mais de 30 anos, Currais Novos já teve sete unidades de exibição da tela grande. O Blog do Anthony Medeiros contou com a valiosa ajuda do pesquisador João Bezerra Júnior, que nos cedeu resultados de sua pesquisa pra gente poder contar essa história que data de mais de 100 anos.

O primeiro cinema da cidade foi instalado há 105 anos, em 1920. O primeiro filme exibido foi “Nas Garras do Leão”, produção norte-americana. Chamado informalmente como “Cinema de Zuzu”, funcionava por trás do tradicional Tungstênio Hotel, onde é localizada, atualmente, a Farmácia Frei Damião.

Após o fechamento do empreendimento, veio a segunda iniciativa do gênero: “Cine União”, instalado na Praça Cristo Rei, onde hoje é a loja Estação Tecidos. A iniciativa foi modernizada, ganhou nome de Cine Lux em 1933 e, posteriormente, rebatizado como “Royal Cinema” por Oscar Flamengo.

Outra iniciativa relevante de nossa história foi o Cine-teatro Tomaz Salustino, em 1955, voltando ao local onde era sediado no Cine Zuzu. Os filmes eram trazidos de Recife por Manoel Cândido. O espaço funcionou até 1973.

Inaugurado em 1955, o cine-teatro Tomaz Salustino funcionava onde hoje está localizada a Farmácia Frei Damião. (Foto: DJ Marcus)

Cinco anos depois, em 1978, foi inaugurado o “Cine Espacial”, a última estrutura do tipo em Currais Novos. O cinema era localizado onde hoje está a loja Magazine Luíza. Foram 11 anos e 4 meses de atividade até seu fechamento, no dia 1º de janeiro de 1990.

“Terminava a sessão e a gente saía na calçada ainda se acostumando com a luz da tardezinha, ainda voltando à realidade, depois de experiências tão ricas no mundo da imaginação”, afirmou o artista Wescley Gama, relembrando suas vivências a partir do ano de 1986.

Wheyz
RN Prefeitura