Trump diz que pode ajudar prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (5) que pode “ajudar, um pouco, talvez” o prefeito eleito de Nova York, o democrata Zohran Mamdani, que tem sido alvo de críticas do republicano.
Em evento realizado em Miami, Trump comentou: “Vamos ver como um comunista se sai em Nova York. Vamos ver como isso vai funcionar. Vamos ajudá-lo, vamos ajudar. Queremos que Nova York tenha sucesso. Vamos ajudá-lo, um pouco, talvez”.
Em seguida, em entrevista à Fox News, Trump afirmou estar disposto a dialogar com Mamdani, mas ressaltou que o prefeito eleito precisa respeitar Washington — e o apoio financeiro que a cidade recebe — para ter sucesso. “Acho que ele deveria ser muito gentil comigo”, disse. “Eu sou quem tem que aprovar as coisas.”
Na terça-feira (4), dia da eleição, Trump atacou Mamdani e pediu que o eleitorado votasse em Andrew Cuomo, ex-governador democrata que concorreu como independente, ao afirmar que um voto no republicano Curtis Sliwa seria “um voto em Mamdani”.
Trump também reiterou a ameaça de reduzir repasses federais à cidade, caso Mamdani seja eleito. “É altamente improvável que eu contribua com verbas federais além do mínimo exigido”, escreveu em sua rede social Truth Social.
Em junho, quando Mamdani venceu as primárias democratas, Trump já havia declarado que o prefeito deveria “fazer a coisa certa”, sob ameaça de que Nova York deixaria de receber dinheiro federal. “Ele precisa se comportar ou não terá nenhum recurso”, afirmou na ocasião.
Trump classificou Mamdani como “um comunista puro” e considerou inconcebível sua possível vitória. A ameaça tem relevância financeira, pois, conforme o The Guardian, mais de US$ 100 bilhões são repassados anualmente a Nova York via fundos e programas federais.
Nesta quarta-feira, Mamdani anunciou as principais lideranças de sua equipe de transição, que provavelmente farão parte do governo a partir de janeiro. Todas são mulheres com experiência recente na administração pública ou organizações do terceiro setor.
Elana Leopold, que já trabalhou na gestão do ex-prefeito democrata Bill de Blasio e participou da campanha de Mamdani, liderará o grupo. Lina Khan, Melanie Hartzog, Maria Torres-Springer e Grace Bonilla foram nomeadas vice-líderes da equipe.
Créditos: Folha de S.Paulo