Lula e Janja participam de almoço com países apoiadores do Fundo de Florestas na COP30

7 de novembro de 2025

Lula e Janja participam de almoço com países apoiadores do Fundo de Florestas na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu na quinta-feira (6 de novembro de 2025) um almoço com os representantes dos países apoiadores do TFFF (Fundo de Florestas Tropicais para Sempre) durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP30, realizada em Belém (PA). A primeira-dama, Janja Lula da Silva, estava ao lado do presidente na mesa principal e o auxiliou com os documentos do discurso.

Lula ressaltou que o fundo florestal é uma iniciativa inédita que marca, pela primeira vez, o protagonismo dos países do Sul Global em uma agenda relacionada às florestas. Ele afirmou que as florestas têm maior valor quando preservadas e que deveriam ser consideradas no Produto Interno Bruto (PIB) desses países. Também destacou a importância de remunerar os serviços ecossistêmicos oferecidos pelas florestas, assim como as pessoas responsáveis por protegê-las.

O termo Sul Global indica um conceito geopolítico e não uma região geográfica, referido a países anteriormente conhecidos como Terceiro Mundo, em desenvolvimento ou emergentes. Esses governos geralmente se posicionam de forma contrária a algumas políticas dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.

Para o presidente, o TFFF representa o fim da era da doação. Diferentemente dos compromissos firmados e não cumpridos em conferências anteriores, o fundo permitirá que governos, empresas e fundos de pensão façam investimentos na conservação ambiental com retorno financeiro.

O TFFF foi inicialmente proposto pelo Brasil durante a COP28 em 2023 e, agora na COP30, o país busca solidificar o fundo como um modelo para o financiamento climático global. Lula ressaltou que o objetivo é transformar a bioeconomia em uma nova oportunidade de desenvolvimento sustentável.

A Cúpula da COP30 em Belém encerra-se na sexta-feira (7 de novembro), com a participação de 18 presidentes, 12 ministros e um rei, totalizando 31 chefes de Estado e governo. Além disso, o Itamaraty informou que há outros 129 líderes presentes, incluindo vice-presidentes, ministros e embaixadores.

A COP30 terá início na segunda-feira (10 de novembro) e se estenderá até o dia 21 do mesmo mês.

Créditos: Poder360

Mavera Menswear
RN Prefeitura