Currais-novense convida seridoenses para participação em pesquisa; veja link

A pesquisadora Isadora Maisa Dias, discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), convida cidadãos da região Seridó a participarem da pesquisa intitulada “Transparência ou aparência? O poder legislativo do Seridó à luz da lei de acesso à informação”. O estudo é desenvolvido sob orientação da professora Luziana Maria Nunes de Queiroz, do departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN.
A pesquisa tem como objetivo mensurar o nível de transparência ativa e passiva das câmaras municipais da região Seridó, considerando, principalmente, as exigências normativas da lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). Para isso, foi elaborado um questionário voltado à coleta de percepção dos cidadãos sobre o conhecimento e a utilização do direito de acesso à informação pública.
Podem participar pessoas com idade a partir de 18 anos, naturais e/ou residentes em municípios do Seridó com população superior a 10 mil habitantes. O recorte da pesquisa abrange os municípios de Acari, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova e Parelhas. Segundo a pesquisadora, o preenchimento do questionário é rápido, não solicita identificação dos participantes e busca ampliar a compreensão sobre como a transparência pública é percebida pela população da região.
A participação da população é considerada etapa metodológica complementar da pesquisa e contribui para a produção de dados sobre o funcionamento do Poder Legislativo municipal no interior do estado. Acesse o questionário e participe da pesquisa.