Emparn estima início de chuvas para segunda quinzena de janeiro no interior do RN; veja vídeo

14 de janeiro de 2026

O chefe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, avaliou o cenário climático do estado durante entrevista concedida à Rádio Santa Cruz FM e destacou a expectativa pela chegada das chuvas na segunda quinzena deste período, especialmente como forma de amenizar o calor intenso e contribuir para a recuperação da pastagem.

Segundo Bristot, a preocupação com a seca é generalizada em todo o Rio Grande do Norte. “Estamos esperando chuvas agora para a segunda quinzena, para dar um alívio pelo menos no calor e recuperar a pastagem. Todos estão muito preocupados com a secura que está caindo no estado”, afirmou.

O meteorologista explicou que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro fazem parte da chamada pré-estação chuvosa, período que pode ou não registrar precipitações, a depender das condições atmosféricas. De acordo com ele, a ausência de chuvas mais significativas no interior potiguar esteve relacionada à circulação desfavorável dos ventos nos últimos meses.

A expectativa, no entanto, é de mudança no padrão climático. Bristot apontou que um momento específico da circulação atmosférica deve favorecer a formação de chuvas no Nordeste, com a predominância de áreas de baixa pressão e atuação mais eficiente dos sistemas meteorológicos. O aquecimento do Oceano Atlântico e a presença do fenômeno La Niña no Pacífico também são fatores considerados positivos para o próximo período chuvoso.

Confira íntegra da entrevista:

Academia Noova
RN Prefeitura