Com criação de curso técnico de acordeon pela UFRN, Chico Bethoven classifica medida como ‘um marco’

29 de janeiro de 2026

Foi destaque na edição desta quarta-feira (28) da Tribuna do Norte a criação do curso técnico de acordeon pela Escola de Música da UFRN.

A decisão foi tomada em dezembro do ano passado, e o curso está programado para iniciar em 2027. A decisão está sendo considerada um feito substancial por músicos e pesquisadores, considerando-se o peso cultural e histórico que o instrumento tem no Rio Grande do Norte e no Nordeste.

O músico Chico Bethoven, filho de sanfoneiro, celebrou a iniciativa da escola universitária como um marco. “A inserção do acordeon na EMUFRN contribui para a democratização do acesso à formação musical especializada, rompendo hierarquias simbólicas entre instrumentos e repertórios”, afirma. Para ele, trata-se de uma ação estratégica para a valorização da cultura popular, a formação crítica de músicos e educadores, e o fortalecimento da identidade cultural brasileira no âmbito acadêmico.

Bethoven acredita numa mudança em que o foco musical acadêmico está indo além do material eurocêntrico. “É uma mudança lenta, mas está acontecendo. Lembro quando surgiu o curso de saxofone popular, e agora o acordeon, a nossa sanfona, que contempla em cheio a cultura nordestina”, diz, ressaltando o papel do professor Tiago de Quadros Carvalho nessa decisão – ele que também compôs o grupo que fez do forró patrimônio imaterial pelo IPHAN.

Tribuna do Norte

QFome App
RN Prefeitura