FOTOS: Estrada do Totoró volta a ficar tomada de lama com primeira boa chuva em 2026

7 de fevereiro de 2026
Imagem deste sábado (7), após a primeira boa chuva de 2026 no local

A estrada de terra que liga Currais Novos ao Povoado Totoró, um dos mais importantes pontos da zona rural do município, voltou a ficar tomada de lama com as primeiras chuvas registradas no município neste final de semana. Em vários trechos se formaram pontos de alagamento, que dificultam a passagem de carros, motos e mesmo de pedestres.

Na altura do “Riacho das Ovelhas”, próximo ao sítio Tamanduá, o piçarro colocado provisoriamente no local pela Prefeitura Municipal enquanto não se constrói uma “passagem molhada” já foi levado pela água em vários pontos. Foi nesse trecho que, em maio de 2024, viralizaram imagens de pessoas (foto abaixo) tentando atravessar a imensidão de água a pé, pois as comunidades de Totoró, Quandú, Namorados, Mirador e Trangola ficaram completamente isoladas por mais de 24 horas com a forte chuva registrada na ocasião.

Foto de 2024 mostra como a área citada acima ficou, deixando comunidades ilhadas

Espera completou 50 anos

Os moradores do Totoró esperam há 50 anos pela pavimentação da estrada da comunidade. A via de terra é a única ligação do povoado com a área urbana do município, leva a dois dos pontos mais famosos do Geoparque Seridó: o Pico do Totoró e a Pedra do Sino, na Lagoa do Santo.

Nos últimos anos, foram divulgadas várias notícias de liberação de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais para realizar a obra, mas não há nenhuma definição sobre sua realização.

No dia 16 de abril de 2025, a matéria legislativa 816/2025 publicou a indicação de uma sugestão de uma chamada emenda de bancada ao Deputado Federal Benes Leocácio “para que, disponibilize junto a bancada federal uma Emenda de Bancada, com o intuito de que seja feito o asfalto da comunidade Totoro no município de Currais Novos/RN”.

Recentemente, a Governadora Fátima Bezerra anunciou a segunda etapa do programa de recuperação de 89 km de estadas na região do Seridó, somando-se aos 169,5 km já restaurados na primeira fase, mas a estrada do Totoró ficou de fora.

Sidy's Tv e Internet
RN Prefeitura