Abril Azul: Câmara Municipal e Nortear promovem audiência pública sobre conscientização do autismo

O Abril Azul, período de conscientização sobre o autismo em todo o planeta, foi o tema principal da audiência pública realizada nesta quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Currais Novos. O auditório Vereador Adailson Pereira recebeu pessoas de diversos segmentos da sociedade para o momento, fruto de uma proposição do vereador Sargento Ezequiel (Progressistas) e do Núcleo Organizacional de Reabilitação e Amparo Social da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (Nortear).
Os trabalhos foram abertos pelo vereador Sargento Ezequiel, que falou sobre a importância de proporcionar um momento de debate público sobre o assunto na casa legislativa. “Acompanhamos a temática do apoio do poder público para a população com TEA de Currais Novos. Como parlamentar, vamos identificar como ampliar o serviço em prol de nossas crianças. Nosso município está vendo cada vez mais crianças e adolescentes serem diagnosticados e o poder público precisa estar preparado para oferecer o serviço da melhor forma possível para essa população”, disse o parlamentar.
Lucileide Silva destacou a programação proposta pelo Nortear ao longo de todo o mês de abril. Ela pede que o debate público esteja mantido durante todo o ano, sempre buscando soluções para assistir da forma adequada os familiares e as pessoas com TEA. “A programação serve para dar visibilidade a nossa causa. Precisamos de ações durante todo o ano. Dói ter nossa voz não ser ouvida, não sermos vistos. Peço, humildemente, que a casa faça valer que a legislação que já exista seja aplicada”, afirma a presidente.
Além deles, formaram a mesa da audiência o secretário municipal de Educação, Jorian Santos, do vice-presidente do Nortear, João Maria Fernandes, da neuropsicopedagoga Mayara Oliveira e da presidenta do Conselho da Pessoa com Deficiência, Jamyla Macedo.
Também participaram da atividade os vereadores Itamar Diniz (Podemos), Leilza Palmeira (Cidadania), Lucieldo Silva (PSDB), Professor Jaire (PSD), Reginaldo (PT) e Sebastião Cabral (Progressistas).