Acordo entre China e Governo do RN consolidará certificação de Centro de Gemologia em Currais Novos

2 de maio de 2023

O setor mineral de Currais Novos galgou um importante degrau neste primeiro semestre. Graças a um acordo de cooperação entre China e o Governo do Estado, o Centro de Gemologia e Lapidação do CT Mineral do IFRN Currais Novos estará consolidado como um dos principais locais para certificação de gemas de todo o planeta.

Em reunião na manhã desta terça-feira (2) com o Prefeito Odon Jr, a governadora Fátima Bezerra reafirmou o compromisso com o CT Mineral e comunicou que deverá visitar as instalações do Centro com uma comitiva de chineses.

“ Uma grande conquista! Este será o 1º laboratório no Brasil com certificado aceito na China Continental, o que deve garantir a ampliação a todo mercado asiático e mundial. É importante para nós no RN estreitarmos os laços com a Academia Chinesa de Ciências Geológicas, tendo em vista o potencial extraordinário que o Brasil e o Estado do Rio Grande do Norte, em particular, têm no setor de mineração”, disse a Governadora.

Para o Prefeito Odon Jr, esse acordo irá beneficiar o município e a região. “Este Centro será muito importante para Currais Novos e para o RN e irá contribuir com o nosso desenvolvimento tecnológico no setor mineral, colocando Currais Novos em evidência internacionalmente”, comentou o Prefeito, lembrando que o Centro de Gemologia e Lapidação está sendo construído com recursos provenientes de emenda da Senadora Zenaide Maia.

Academia Noova
Currais Novos