Anatel bloqueia 80% de aparelhos com sinal ilegal de TV

1 de novembro de 2023

A Anatel realizou operação que bloqueou em torno de 80% dos aparelhos de TV Box, responsáveis pela transmissão de sinal de TV fechada ilegal. Desde que a entidade começou a fechar o cerco ao sinal pirata, em fevereiro deste ano, a ação desta quinta-feira (26) foi a maior já realizada neste sentido, ressalta o g1.

A agência estima que sete milhões de aparelhos piratas estão em uso no Brasil. De fevereiro até o momento, foram bloqueados mais de três mil servidores que habilitavam de forma ilegal o funcionamento das TV Box.

No mês passado, a Anatel inaugurou importante aliado na luta para coibir a transmissão de TV pirata: um laboratório antipirataria. Nesse laboratório, técnicos conseguem mapear aparelhos de TV Box irregulares e bloquear a transmissão. O local pode analisar 100 servidores ao mesmo tempo e as captações dos técnicos são transmitidos em 12 telões, podendo ter o sinal quebrado e interrompido pelos profissionais.

Também na última semana, a Anatel multou uma pessoa física pela primeira vez em quase R$ 8 mil pela venda de aparelhos dessa natureza.

“Essa caixinha vai estar conectada na internet de sua residência. Se você estiver com seu celular no Wi-Fi de sua casa, acessando os dados da sua conta bancária, por exemplo, ele [aparelho] pode roubar sua senha, seus dados pessoais e isso é um alto risco para o usuário também. Ele [usuário] tem que ter essa consciência de que está pegando um serviço mais barato, mas é um serviço pirata, que traz grandes riscos a redes no nosso País e a ele próprio”, Moisés Moreira, coordenador do combate à pirataria na Anatel.

QFome App
Currais Novos