Barragem Oiticica começa a sangrar e águas vão para a Armando Ribeiro Gonçalves

Ainda em obras que vão expandir sua capacidade para 598 milhões de metros cúbicos, a barragem de Oiticica, no Seridó potiguar, começou a sangrar nesta segunda-feira (4). As chuvas recentes conseguiram atingir a cota máxima atual, que é de 78 milhões de metros cúbicos. As águas da sangria seguem para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
A informação consta no relatório semanal dos volumes dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) desta terça-feira (5).
Obra
Iniciada em 2013, a obra de expansão da Barragem de Oiticica visa o armazenamento de maior quantidade de água para abastecimento humano, agricultura e outras atividades, além de prevenir enchentes na região. Desde o início, no entanto, a construção já te cve o prazo de conclusão adiado mais de 10 vezes.
As obras na estrutura física da barragem estão com 94% prontas, com previsão para fechamento do barramento em julho de 2024. As demais obras complementares devem ser concluídas até o final do ano, segundo o governo do estado.
Quando concluída, a barragem deverá atender 43 municípios e 800 mil pessoas no interior do Rio Grande do Norte, como parte do projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.