Caso Eloá: situação atual de Lindemberg 17 anos após o crime

2 de dezembro de 2025

Caso Eloá: situação atual de Lindemberg 17 anos após o crime

Com o lançamento do documentário “Caso Eloá: Refém ao Vivo”, o nome de Lindemberg Fernandes Alves voltou a ser destaque. Ele foi o ex-namorado de Eloá Cristina Pimentel, assassinada em 2008 após ser mantida em cárcere privado por mais de 100 horas.

Na época, Lindemberg tinha 22 anos e foi preso em flagrante após a ação policial no local do crime. Foi condenado por 12 crimes, entre eles homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio e cárcere privado. Inicialmente, recebeu pena de 98 anos e 10 meses de reclusão, que foi reduzida para 39 anos e três meses em 2013.

Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, em Tremembé (SP), conhecida por abrigar presos famosos. Segundo sua defesa, ele apresenta “comportamento exemplar”, estando envolvido em estudos e trabalho desde a prisão.

Em 2021, a Justiça concedeu progressão para o regime semiaberto, que depois foi revogada. No final de 2022, ele voltou a obter esse benefício, que permite trabalhar ou estudar fora durante o dia e retornar para dormir.

O sequestro de Eloá Pimentel, na época com 15 anos, pelo então namorado Lindemberg Alves, de 22, comoveu o país em 2008 e foi acompanhado ao vivo por diversos canais de televisão.

As negociações duraram cerca de 100 horas, acompanhadas de depoimentos de vizinhos e debates sobre as motivações do crime, além da tensão em torno do desfecho e até uma entrevista com o sequestrador. O caso é considerado um dos episódios mais emblemáticos de cárcere privado na história do Brasil.

Créditos: CNN Brasil

Academia Noova
RN Prefeitura