Ciclone em SC traz chuvas de até 100 mm e ventos fortes em várias regiões

Três áreas de Santa Catarina estarão entre as mais impactadas pelas tempestades intensas previstas para começar nesta sexta-feira (7) com a formação de um ciclone extratropical. De acordo com informações da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento meteorológico, as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Serra devem registrar os maiores volumes de chuva.
Nessas regiões, o acumulado de precipitação esperado varia de 60 a 100 milímetros. A tempestade terá início pela manhã na região Oeste e Sul do estado e seguirá em direção ao restante do território catarinense ao longo do dia.
Em relação à intensidade dos ventos, a previsão aponta rajadas que podem alcançar até 100 km/h nas regiões Oeste, Sul e Grande Florianópolis durante sexta-feira. No sábado (8), os ventos fortes deverão atingir também a região Serrana e parte do Vale do Itajaí.
No Litoral Sul e Grande Florianópolis, o mar ficará agitado, com ondas de sudeste que podem variar entre 3,5 e 4,5 metros, com picos ainda maiores em mar aberto. Já no Litoral Norte, as ondas deverão oscilar entre 2,5 e 3,5 metros. A agitação marítima deve diminuir gradualmente a partir da noite do sábado com o afastamento do ciclone da costa.
Segundo a Defesa Civil, a ocorrência de ciclones extratropicais é frequente no Sul do Brasil especialmente na primavera, devido ao contraste entre massas de ar quente e frio mais intensificado nessa estação.
A primavera, considerada um período de transição entre inverno e verão, se caracteriza por uma grande variação térmica e instabilidade do tempo. Nesse período, o ar quente e úmido proveniente das regiões tropicais avança para o sul do país, encontrando massas de ar mais frias e criando condições favoráveis para a formação desses sistemas meteorológicos.
Créditos: NSC Total