Escola de Governo capacita mais de 5 mil servidores estaduais em 2024

20 de dezembro de 2024

O Governo do Rio Grande do Norte capacitou mais de 5 mil servidores públicos em 2024 por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). É o que revela o relatório anual das ações desenvolvidas ao longo do ano, elaborado pelo Departamento de Capacitação (Decap) da instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O documento detalha, de maneira clara e informativa, todos os cursos realizados pela Escola de Governo no presente ano. Segundo aponta o relatório, no plano de ação de 2024, foram previstas 190 turmas ofertas de cursos de atualização e extensão, das quais 151 foram efetivamente realizadas, resultando na capacitação de 3.584 servidores. Além destes, outras atividades de capacitação, como fóruns e palestras também foram realizadas, incluindo o 17º Congresso de Gestão Pública do RN (Congesp), que reuniu cerca de 1.600 servidores públicos do Estado e de outros poderes para uma programação intensa de conteúdo voltado para o aprimoramento da gestão e inovação administrativa.

“Comparado aos valores do ano passado, com 1.535 servidores capacitados, destacamos um aumento significativo maior no ano atual, o que indica um maior interesse dos servidores para tal demanda, bem como a diversidade de temas ofertados”, sugere a Decap.

Para o diretor-geral da EGRN, professor João Emanuel Evangelista, o bom índice de 2024 traduz não só o interesse do público-alvo pela constante capacitação e atualização profissional, como também é resultado do compromisso da Escola de Governo com a melhoria contínua da qualidade dos cursos oferecidos ao servidor público estadual. “A equipe da Decap é dedicada e não mede esforços para entregar diversas ações focadas na capacitação, formação e desenvolvimento dos servidores, além do fortalecimento da gestão pública do RN”.

As iniciativas realizadas em 2024 incluíram cursos de Pós-graduação, Graduação e Extensão, oferecidos tanto na modalidade presencial quanto a distância. Com exceção dos cursos de Pós-Graduação e Graduação, é interessante destacar que as atividades contaram com a colaboração dos servidores cadastrados no Banco de Talentos, indicados pela Comissão Especial do Banco de Talentos e definidos pela Decap de acordo com o perfil profissional e experiência acadêmica conforme o tema a ser tratado no curso.

“Essa metodologia de aproveitar os talentos do Estado para subsidiar outros servidores tem sido muito proveitosa. Não só porque é um modelo onde os servidores dotados de competências e expertises diversas ajudam instruindo outros servidores – na medida em que conhecem a realidade local e vão mais a fundo naquilo que é mais relevante para os colegas -, mas, sobretudo, porque dessa forma o Governo se mostra valorizando o seu próprio quadro de servidores. Temos excelentes profissionais espalhados por todos os órgãos estaduais, com boa didática e muito saber para serem compartilhados”, afirma a diretora da Decap, Selma Medeiros.

Sidy's Tv e Internet
RN Prefeitura Rural