Fátima Bezerra é homenageada com título de Doutora Honoris Causa do IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) concedeu nesta quarta-feira (11) de fevereiro de 2026, o título de Doutora Honoris Causa à governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, durante solenidade realizada em Natal. Esta é a segunda concessão da honraria na história da Instituição, a mais alta distinção acadêmica concedida pelo IFRN.
Ao receber o título, Fátima Bezerra agradeceu a homenagem e destacou o significado simbólico e político da honraria. Em sua fala, afirmou que receber o título de Doutora Honoris Causa conferido pelo IFRN é “algo muito especial”, por se tratar de uma instituição pública comprometida com a educação profissional, científica e tecnológica.
“Esse reconhecimento me incentiva, me dá força, me dá energia e renova a minha esperança”, declarou, ao reafirmar seu compromisso com a defesa da educação pública.
A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, políticas e representantes da comunidade institucional, reforçando o compromisso do IFRN com a valorização da educação pública e com o reconhecimento de trajetórias que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento educacional, científico e social.
Durante a solenidade, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, destacou o significado da homenagem para a Instituição e conferiu um tom de forte relevância política ao papel da homenageada na história da educação brasileira.
“Esta instituição tem um imenso sentimento de gratidão à governadora e senadora Fátima Bezerra. Além de tantas contribuições históricas que já são de conhecimento público e que transformaram a realidade do nosso estado, é preciso dar o devido relevo ao fato de que ela é a grande responsável pela criação do Piso Nacional do Professor e foi a relatora do Fundeb”, disse.
A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup), por meio da Resolução nº 114/2025, a partir de propositura do professor Edmilson Barbalho Campos Neto, diretor-geral do Campus Natal–Zona Norte. A iniciativa reconhece a atuação da homenageada em defesa da educação pública e sua interlocução permanente com o IFRN e outras instâncias governamentais.