Governadora sugere ampliação da política de economia solidária para atender novos desafios

29 de maio de 2024

A governadora Fátima Bezerra defendeu, nesta segunda-feira (27), em Natal, durante a abertura da reunião do Comitê de Economia Social e Solidária da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Nordeste, a ampliação dos horizontes da economia solidária nos avanços da política pública, inserindo nas próximas discussões, inclusive, o aproveitamento das energias renováveis.

Durante o evento, que acontece até terça-feira (28) no Parque das Dunas, Fátima Bezerra destacou que o encontro é um momento de troca de experiências para que o Nordeste possa ampliar sua atuação no segmento de economia solidária e também sob o olhar atento do governo no enfrentamento às desigualdades sociais. “O Brasil ainda não descobriu o potencial da economia solidária”, assinalou a governadora.

Ainda no primeiro mandato, reportou a chefe do Executivo estadual e presidente do Consórcio Nordeste, a gestão tirou da gaveta a Lei Estadual de Economia Solidária, regulamentando-a após ter criado, dentro da estrutura da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a Subcoordenadoria de Economia Solidária, além de ter implementado o Conselho Estadual do segmento.

“Buscamos cada vez mais integrar a economia solidária no âmbito da agricultura familiar”, destacou a governadora, que citou como incentivo para o segmento o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES) e o Programa Estadual de Compras Governamentais da Economia Solidária (PECES), em fase de regulamentação.

Wheyz
RN Prefeitura Rural