Líderes de 190 países se reúnem em Belém na Cúpula da COP30

A Cúpula dos Líderes da COP30 teve início em 6 de julho, em Belém, reunindo presidentes, primeiros-ministros e representantes de mais de 190 países. Esse evento é o ponto alto da conferência do clima da ONU, com discursos e negociações destinadas a acelerar as metas do Acordo de Paris e a financiar a transição para uma economia verde.
Pela primeira vez realizada na região amazônica, a cúpula busca fortalecer o papel da Amazônia no debate global sobre o desmatamento e o desenvolvimento sustentável. Entre os europeus presentes estão o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro alemão Friedrich Merz, o chefe de governo espanhol Pedro Sánchez, o líder do Reino Unido Keir Starmer, o principal de Portugal Luís Montenegro e o representante da Holanda Dick Schoof.
Da América Latina, participam Gustavo Petro, presidente da Colômbia, Gabriel Boric, do Chile, e Xiomara Castro, de Honduras.
A China, maior emissora de gases de efeito estufa, enviou seu vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang. Os Estados Unidos, que são o segundo maior poluidor, optaram por se retirar das negociações.
Também estão em Belém a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, além do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, do príncipe Albert II de Mônaco e do príncipe William do Reino Unido.
A relação inclui ainda líderes de países como Finlândia, Namíbia, Guiana, Comores, Palau, Suriname, Letônia, Síria, Suécia e Congo-Brazzaville, mostrando a diversidade global da cúpula.
O principal objetivo do Brasil na COP é assegurar recursos para um plano de 125 bilhões de dólares. Nesse plano, países ricos e investidores privados financiarão nações emergentes para preservar suas florestas tropicais.
Até o momento, poucas nações demonstraram disposição em contribuir com esses recursos. O presidente Lula também tem buscado estimular o desenvolvimento dos biocombustíveis, área em que o Brasil é o segundo maior produtor mundial.
Créditos: Veja Abril