Macaco-prego que roubou cafeteira é capturado no Rio Grande do Norte

16 de dezembro de 2025

Macaco-prego que roubou cafeteira é capturado no Rio Grande do Norte

Um macaco-prego que tem causado transtornos em Viçosa, no Rio Grande do Norte, foi capturado pela polícia nesta terça-feira (16).

O animal foi visto pouco antes da captura carregando uma faca enquanto estava sobre um muro. Além disso, ele soltou passarinhos de uma gaiola em uma casa da região.

De acordo com moradores, desde a sexta-feira (12), o macaco causava diversos problemas em uma área residencial, como bagunçar cozinhas, mexer na fiação elétrica e provocar danos elétricos nas casas, além de morder pessoas.

Vídeos gravados por moradores mostram o macaco com uma cafeteira que ele havia furtado de uma residência, posando em cima de um muro.

Antes da captura, o macaco conseguiu evitar a polícia e o Corpo de Bombeiros, que tentavam prendê-lo.

Keliton Gomes, biólogo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), explicou que essa espécie pode se aproximar de áreas residenciais devido à expansão urbana desordenada, que interfere em seus habitats naturais, ou ainda por tráfico de animais silvestres.

Viçosa, onde o caso ocorreu, é o menor município do estado potiguar, com menos de dois mil habitantes segundo o último censo do IBGE de 2022.

Créditos: g1

Academia Noova
RN Prefeitura