‘O Agente Secreto’ conquista dois Globos de Ouro e aumenta chances no Oscar

12 de janeiro de 2026

'O Agente Secreto' conquista dois Globos de Ouro e aumenta chances no Oscar

‘O Agente Secreto’ foi premiado hoje com dois Globos de Ouro: melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama.

Esta é a segunda vitória consecutiva do Brasil no Globo de Ouro. No ano anterior, Fernanda Torres ganhou o prêmio de melhor atriz em filme de drama. Nesta edição, Wagner Moura recebeu o troféu de melhor ator em filme de drama.

Além disso, o filme estava indicado na categoria de melhor filme de drama, cuja vitória ficou com ‘Hamnet’.

O diretor Kleber Mendonça Filho agradeceu durante seu discurso, dedicando o prêmio aos jovens cineastas e elogiando Wagner Moura, a quem chamou de um grande ator e amigo. Ele reconheceu o time de produção e o elenco de ‘O Agente Secreto’ e ainda fez um apelo aos cineastas americanos a continuarem produzindo filmes.

Esta conquista aumenta as chances do Brasil na próxima premiação do Oscar. O Globo de Ouro é um importante indicador para o Oscar, cuja votação para indicação inicia amanhã e vai até 16 de janeiro, com divulgação oficial em 22 de janeiro.

‘O Agente Secreto’ é o terceiro filme produzido no Brasil a vencer a categoria de melhor filme em língua não inglesa. Anteriormente, ‘Orfeu Negro’ (1960) e ‘Central do Brasil’ (1998) já haviam sido premiados, embora o primeiro tenha sido oficialmente creditado à França por ser uma coprodução.

No total, nove filmes brasileiros já foram indicados nessa categoria, incluindo “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1978), “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981), “Abril Despedaçado” (2001), “Cidade de Deus” (2002), “Diários de Motocicleta” (2004) e “Ainda Estou Aqui” (2024).

Segue a íntegra do discurso de Kleber Mendonça Filho:

“Eu quero dizer oi a todo mundo assistindo no Brasil. Alô, Brasil! Obrigado, Neon, obrigado ao festival de Cannes. Obrigado, também, à Vitrine Filmes, no Brasil, que transformou ‘O Agente Secreto’ num blockbuster em casa. Eu gostaria de agradecer à nossa equipe e ao grande elenco de ‘O Agente Secreto’, essa é uma pequena parte desse grupo. Obrigado, Wagner Moura. Que ator! Um grande ator e um grande amigo, essa combinação é explosiva. Obrigado, Emilie, minha produtora e parceira na vida. Martin e Tomás, espero que vocês estejam assistindo no Pacific Palisade, estaremos aí em breve. Estou muito honrado por estar neste grupo de filmes internacionais, e também com ótimos filmes dos Estados Unidos. Dedico este prêmio aos jovens cineastas, este é um momento muito importante para se fazer filmes aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas americanos, façam filmes! Muito obrigado.”

Créditos: UOL

QFome App
RN Prefeitura