‘O Agente Secreto’ recebe três indicações ao Globo de Ouro 2026

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e com participação dos potiguares Alice Carvalho, Kaiony Venâncio e Tânia Maria, recebeu três indicações no Globo de Ouro 2026. O longa concorre nas categorias de Melhor Filme – Drama, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator – Drama, com Wagner Moura indicado.
A lista completa dos indicados foi divulgada na manhã de segunda-feira, dia 8. Na categoria principal de Melhor Filme – Drama, “O Agente Secreto” disputa com os filmes “Frankenstein”, “Hamnet”, “It Was Just An Accident”, “Sentimental Value” e “Sinners”.
Na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, o filme concorre contra “It Was Just An Accident” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sentimental Value” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “The Voice of Hind Rajab” (Tunísia).
Na disputa de Melhor Ator em Filme de Drama, além de Wagner Moura, foram indicados Joel Edgerton por “Train Dreams”, Oscar Isaac por “Frankenstein”, Dwayne Johnson por “The Smashing Machine”, Michael B. Jordan por “Sinners” e Jeremy Allen White por “Springsteen: Deliver Me From Nowhere”.
Os vencedores serão anunciados em 11 de janeiro de 2026, durante cerimônia realizada no The Beverly Hilton, em Beverly Hills, Estados Unidos.
Em 2024, o Brasil esteve representado pelo filme “Ainda Estou Aqui”, que foi indicado na mesma categoria, porém perdeu para o filme francês “Emilia Perez”. “O Agente Secreto” foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
Ambientado nos anos 1970 em Recife, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna à cidade para reencontrar o filho durante o período da ditadura militar. O lançamento oficial do filme no Brasil ocorreu em 6 de novembro, e ele está em cartaz em cinemas de todo o país.
A obra já conquistou reconhecimento internacional, com Wagner Moura ganhando o prêmio de Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho recebendo o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2025. O filme também foi premiado com o “Art et Essai” pela associação de exibidores independentes da França e recebeu o prêmio da crítica internacional.
Créditos: Tribuna do Norte