Detran comprova que pão de forma resulta em teste de bafômetro positivo

18 de julho de 2024

Em vídeos publicados no Instagram, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás realizou um teste de bafômetro para avaliar o teor alcoólico no corpo após o consumo de algumas marcas de pão. A gravação mostra uma mulher consumindo duas fatias de pão de forma Visconti com requeijão e, em seguida, soprando no equipamento de medição de teor alcoólico. O resultado foi de 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/l).

O teste, que possui uma margem de erro de até 0,04 mg/l, foi repetido com um homem consumindo outra marca de pão de forma, da Pulmann. Neste caso, o resultado foi de 0,0 mg/l. No vídeo, disponível na rede social da instituição, o Detran orienta os motoristas a ficarem atentos aos alimentos que consomem antes de dirigir.

Correio Braziliense

Well Lab

Caicó: Peregrinos conhecem monumento em honra aos 25 anos da Caravana de Sant’Ana

18 de julho de 2024

Os integrantes da Caravana Ilton Pacheco, que completa 25 anos de história em 2024, já se encontram nas proximidades do município de Caicó. Um dos marcos desse momento foi a visita à imagem de Sant’Ana, às margens da RN 288.

O monumento em chapa de ferro foi afixado em cima de um serrote, do lado direito do pórtico de acesso a Caicó. A ideia nasceu de uma conversa entre os irmãos José Jorge e Onaldo Dantas, para celebrar o jubileu de prata do grupo.

“O painel foi cortado a laser, com 5,60 metros de altura, da pedra até o Esplendor de Sant’Ana. Tem quatro metros de largura na base em chapa metálica com tubos de aço. E para segurar tudo isso, fizemos uma base de 5 toneladas de concreto, pedra e suporte para segurar a imagem”, explicou Onaldo, que é engenheiro civil. A arte da imagem foi desenhada pelo designer caicoense Nildo Figgo.

A imagem de Sant’Ana em homenagem aos 25 anos dos Peregrinos de Sant’Ana foi apresentada ao grupo oficialmente na manhã desta quarta-feira (17), com a benção do padre Gleiber Dantas Melo, que também partiu de Currais Novos no último domingo (14). Logo mais à tarde, às 17h, os peregrinos se encontram com a comunidade caicoense em frente ao estádio Senador Dinarte Mariz, na zona norte da cidade.

Suerda Medeiros

Restaurante Sertanejo

Imagem de Sant’Ana é apresentada após restauração que não ocorria há 20 anos

18 de julho de 2024
Foi com emoção o reencontro com a imagem que representa a padroeira local. Desde 7 de fevereiro sem participação em eventos oficiais, a imagem foi levada para restauração e teve seu retorno nesta terça-feira (16), justamente na abertura da festividade desse ano da padroeira.

A imagem de Sant’Ana é talhada em madeira e mede 96 centímetros de altura. Ela foi comprada em 1806. Sua restauração foi executada pelo artista Thierry Cavalcante, especialista em arte sacra. Foram quase 5 meses de trabalho até o resultado, apresentado ao município nesta terça.

“O trabalho consistiu em dar dignidade a um bem que é super precioso para o povo de Currais Novos. A imagem de Sant’Ana nada mais é do que a identidade de fé de um povo que ama a sua padroeira”, afirmou o artista.

De acordo com o profissional, a peça chegou até ele com rachaduras e tinha desprendimento em suas camadas de gesso que faziam parte da estrutura. Na restauração, o artista seguiu o estilo do barroco pernambucano que a imagem possuía. A imagem entregue teve mudança nas cores do veú, que deixou de ser vermelho e azul para ter tons de verde.

Well Farma

CER II Apae recebe visita do Ministério da Saúde

18 de julho de 2024

O CER II Apae recebeu nesta terça-feira (16) a visita dos técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e da Superintendência da Saúde.

Quem conduziu a visita técnica foi a diretora geral do CER II APAE, Ivaneide Santos e a coordenadora Técnica Chanklea Aragão. Esteve presente a secretária municipal de saúde Alana Moraes, representando a prefeitura municipal de Currais Novos, um peça fundamental na contribuição para a estruturação do serviço na instituição.

Durante a agenda, os técnicos conheceram a instituição e dialogaram sobre as novas perspectivas adotadas pela POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, considerado que o cuidado precisa ser de forma integral e estratégico voltado ao desenvolvimento de ações estruturantes através de Plano Terapêutico Singular, de projetos e melhorias no acesso à saúde das pessoas com deficiência intelectuais e físicas.

“Essa visita só fortalece o nosso serviço. É extremamente importante esse reconhecimento de uma instituição que só tem um ano de existência e saber que estamos no caminho certo faz toda a diferença.” diz Ivaneide Santos, diretora geral do CER II APAE.

QFome App

Em Caicó, parques de diversão da Festa de Sant’Ana estão proibidos de usar símbolos ou músicas com conotação sexual

18 de julho de 2024

Uma portaria da 1ª Vara da Comarca de Caicó estabeleceu regras mais rígidas sobre a operação de parques de diversão no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, em Caicó, durante as festividades da padroeira.

De acordo com o texto, os parques estão proibidos de usar de símbolos, imagens ou músicas que possuam conotação sexual, façam apologia ao crime ou promovam o uso de drogas.

“Este esforço visa criar um ambiente saudável e seguro, onde as crianças possam brincar e se divertir sem serem expostas a conteúdos impróprios”, disse o secretário de turismo George Victor.

Além das restrições de conteúdo, todos os funcionários devem estar devidamente identificados com crachás contendo nome e foto, o que aumenta a transparência e a segurança para os frequentadores.

A Prefeitura de Caicó destaca a importância do cumprimento destas novas normas para o bom funcionamento das atividades no Complexo, reiterando o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os participantes dos eventos.

Sidy's Tv e Internet

UFRN abre processo seletivo com vagas em Currais Novos; veja remuneração

18 de julho de 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu novo processo seletivo com vagas em Currais Novos. As inscrições se estendem até o próximo dia 31 e a remuneração pode chegar a R$ 7 mil.

Para o município, as oportunidades são nas áreas de:

  • Didática e Fundamentos da Educação;
  • Língua Portuguesa e Ensino;
  • Língua Portuguesa

Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 20 a 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal que pode variar de R$ 2.888,47 a R$ 7.014,02. Vale ressaltar que o auxílio-alimentação já está incluído no valor citado.

O processo seletivo tem também vagas para Natal, Caicó, Santa Cruz e Macaíba.

Para participar

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 22 de julho de 2024 até as 23h59 do dia 31 de julho de 2024, no site da UFRN. A inscrição será validada mediante pagamento de taxa de R$ 50,00. A isenção da taxa pode ser solicitada entre os dias 22 e 29 de julho de 2024.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova didática e prova de títulos. Nas áreas de conhecimento/disciplina em que o número de candidatos ultrapasse o quantitativo de 12 inscritos, será aplicada, obrigatoriamente, prova escrita com questões de múltipla escolha. O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Academia Noova

Polícia prende mulheres de detentos suspeitas de enviar mensagens de maridos a organização criminosa

17 de julho de 2024

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (17) em Parnamirim, município da Grande Natal. Elas são suspeitas de enviarem mensagens de seus maridos que estão presos para uma organização criminosa. 

As mulheres tem 24 e 35 anos. Elas são suspeitas de integrarem a organização criminosa, fazendo parte de sua rede de comunicação.

Além das prisões, mandados de busca e apreensão foram executados. Elas estavam no mesmo endereço no momento em que os policiais chegaram. 

O local passou por uma revista minuciosa dos agentes da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) 

Os mandados foram expedidos pela Unidade de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Natal. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) prestou apoio à investigação inicial. 

Os mandados de prisão foram executados no âmbito de “Operação Eros”, que visa desmantelar a ação do crime organizado no estado do Rio Grande do Norte. 

Wheyz

Vivaldo Costa toma posse para exercer seu 10º mandato

17 de julho de 2024

Marcada pela emoção e prestigiada por um grande número de lideranças seridoenses, a posse do deputado estadual Vivaldo Costa (PV) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aconteceu em ato solene conduzido pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), na sala da presidência e o ato publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE/ALRN) desta quarta-feira. 

Os deputados Francisco do PT, Divaneide Basílio (PT) e Nelter Queiroz (PSDB), prestigiaram o evento, assim como também o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), o conselheiro aposentado do TCE, Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, Augusto Viveiros, Diretor Geral da ALRN, entre outras autoridades e correligionários políticos do deputado. 

O deputado retorna ao parlamento estadual para cumprir o seu décimo mandato parlamentar, sendo o mais longevo da Casa. Na sequência, os deputados José Dias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB) são os que têm o maior número de mandatos. O Papa, como é mais conhecido, chega de volta à Casa do Povo com a vaga aberta após a saída do deputado George Soares (PV), que foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do RN (TCE). 

Médico por formação, Vivaldo tem uma trajetória política marcada pelos diversos cargos públicos que ocupou: prefeito, vice-governador, governador, deputado estadual e deputado federal. Mas é no parlamento que se concentra a maior parte da sua vida pública e onde prioriza pautas como a saúde pública, abastecimento de água e agricultura. 

O presidente Ezequiel Ferreira destacou a atuação do colega e disse que era uma grande honra para o Legislativo contar com seu retorno. “Vivaldo é um homem que nunca se perdeu no caminho de volta, que tem uma história marcada pelos inúmeros mandatos, notadamente na Assembleia Legislativa. É um homem que usa a política como instrumento de se fazer o bem comum, melhorar a vida do cidadão, essa é a sua marca”, afirmou.

Ao citar a trajetória de Vivaldo, Ezequiel disse que para a Assembleia Legislativa era uma honra “ter o Papa de volta, só enobrece a Assembleia Legislativa, com a sua história de vida e a sua disposição de ajudar o povo do RN, particularmente o povo de Caicó. Isso só aumenta a responsabilidade de cada deputado”, finalizou. 

Vivaldo relembrou o início da sua vida estudantil e profissional, quando foi auxiliar e sócio da médica Giselda Trigueiro. E o início da vida pública, pelas mãos do então governador do RN, Dinarte Mariz. “Quero continuar trabalhando por todo o povo e priorizar mais ainda as questões do Seridó, fortalecendo sua voz aqui na Assembleia Legislativa”, finalizou.

Well Lab Isaac Nutri

Governo do RN recebe autorização para fornecer água a comunidades do Complexo de Oiticica

17 de julho de 2024

O Governo do Estado recebeu nesta quarta-feira 17 autorização para uso de águas da Barragem de Oiticica que abastecerão as comunidades de Barra de Santana e das agrovilas Raimundo Nonato (Jucurutu), São Fernando e Jardim de Piranhas. A outorga foi emitida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), regularizando a captação de 12,64 metros cúbicos por hora, para suprir a necessidade de 1.400 moradores daquelas localidades.

Localizada no município de Jucurutu, a barragem é parte do Complexo Hidrossocial Oiticica, que inclui também Nova Barra de Santana, as agrovilas, bem como obras complementares como licenciamento ambiental, resgate arqueológico, supressão vegetal. O reservatório, que tem capacidade para acumular 598 milhões de metros cúbicos de água, é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

“Este é um momento especial. Recebemos em mãos a outorga para captação de água em Oiticica que, além de abastecer as comunidades, é passo fundamental, rumo a conclusão das obras. Em nosso governo, e no âmbito do Consórcio Nordeste, vimos tratando a pauta das águas como crucial. Estamos no caminho em busca de consolidar avanços importantes na infraestrutura e segurança hídrica. Além de Oiticica, temos a transposição de águas do rio São Francisco e as adutoras Seridó e Agreste. Todas reivindicações antigas que permeiam gerações”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O diretor da ANA, Marco Neves, explicou que a concessão da outorga foi precedida por ampla negociação com as partes envolvidas – o Estado e a população. “Autorizamos a captação, medida que fará diferença positiva para a segurança hídrica que certamente terá largo alcance social e econômico. Com muita satisfação fazermos a entrega, reconhecendo o trabalho competente da governadora e de sua equipe de governo”, declarou Neves.

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varela explicou que o órgão dará continuidade ao plano de conclusão do complexo, com a retomada das obras de fechamento do vão da parede que hoje funciona como  vertedouro.

Comunidades beneficiadas

Nova Barra de Santana contempla 177 casas e equipamentos sociais e institucionais (igreja, ginásio poliesportivo, escola, creche, posto de saúde, centro comunitário e centro comercial). Obra entregue 100% saneada (abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário).

Agrovila Raimundo Nonato: Constituída de 37 casas para abrigar as famílias removidas da comunidade Carnaúba Torta e terreno para o plantio de culturas de subsistência e criação de pequenos animais.

Agrovila de São Fernando: Composta por 24 unidades habitacionais, implantação do sistema de abastecimento de água, rede elétrica e prédio para a administração sócio comunitária .

Agrovila de Jardim de Piranhas: São 54 unidades habitacionais, sistema de abastecimento de água, rede elétrica, cercamento e prédio para sediar a administração sócio comunitária, além de escola e posto de saúde.

Agora RN

Restaurante Sertanejo

Governo avança no diálogo com a Petrobras para consolidar investimentos no RN

17 de julho de 2024

A exploração de petróleo na Margem Equatorial, a readequação da Usina Termoelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), o desenvolvimento de estudos relacionados à produção de energia eólica no mar e o Porto-Indústria Verde, foram tratados pela governadora Fátima Bezerra com a recém-empossada presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no final da tarde desta terça-feira 16 no Rio de Janeiro.

As atividades de exploração na Margem Equatorial são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do País neste período de transição energética. A parte marítima da Bacia Potiguar, que abrange porções confrontantes aos estados do Rio do Grande do Norte e do Ceará, é parte da chamada Margem Equatorial brasileira. Nela, a Petrobras descobriu petróleo através do poço de Pitu, em 2023, e realizou duas outras descobertas em 2024, nos poços de Anhangá e Pitu Oeste. A companhia está realizando estudos complementares para avaliação da extensão e da viabilidade econômica dessas descobertas.

A Diretoria da Petrobras demonstrou interesse em continuar avançando nos estudos técnicos e econômicos para viabilizar a exploração na faixa equatorial, localizada na porção do Rio Grande do Norte.  “Da nossa parte, faremos todo o possível para viabilizar as demais licenças e anuências que foram solicitadas pelos órgãos ambientais para avançarmos com a exploração na Margem Equatorial”, disse a governadora Fátima Bezerra, destacando a importância para o fortalecimento da economia potiguar, gerando emprego e renda aos milhares.

Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimam que as atividades de exploração de petróleo, incluindo a Margem Equatorial, têm potencial para gerar mais de 54 mil empregos no RN elevando a participação da Indústria no PIB – Produto Interno Bruto – potiguar.

A cadeia do petróleo foi responsável por mais de 40% do PIB do Rio Grande do Norte nos tempos em que a produção superava os 100 mil barris/dia. Isso nas décadas de 1970/1980. Em 2023, a média diária foi de 32 mil barris.  Com base nos dados de 2021 do IBGE, a Federação das Indústrias (FIERN) calcula que a participação industrial é hoje de 20,7%.

Agora RN

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura