Carnaúba dos Dantas recebe 4º Festival de Música; veja programação

5 de junho de 2023

A JBS Produções Artísticas e Terra do Sol Produções Artísticas e Culturais, sob a direção de João Batista (maestro), lhe convidam a participar do incrível Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”, que acontecerá de 02 a 09 de julho de 2023! Serão dias repletos de música, talento e cultura em Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, “A Terra da Música”.

A programação do festival está imperdível! No dia 02 de julho, teremos o grandioso Concerto de Abertura com a Filarmônica Onze de Dezembro da cidade de Carnaúba dos Dantas-RN e a Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas da cidade de Acari-RN, no Largo da Matriz da Igreja de São José.

Nos dias seguintes, teremos ensaios da Banda do Festival e oficinas instrumentais durante as manhãs e tardes. Na noite de cada dia, você poderá apreciar os maravilhosos concertos com diversas filarmônicas e bandas de música renomadas. Destaque para a Filarmônica 11 de Fevereiro de Parelhas-RN, a Filarmônica Manoel Felipe Nery de Ouro Branco, a Filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó-RN e a Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça e a Filarmônica Maestro Antônio da Pastora de Campo Grande-RN.

No dia 08 de julho, não perca o espetacular concerto da Orquestra Terra do Sol, sob a regência de João da Banda e Jerimum Jazz, da Escola de Música da UFRN, sob a regência do maestro Ranilson Farias, na Praça Caetano Dantas. Será uma noite de muita harmonia.

E para encerrar com chave de ouro, no dia 09 de julho, teremos o emocionante Concerto de Encerramento com a Banda do Festival Tonheca Dantas e convidados especiais na Praça Caetano Dantas. Será uma celebração inesquecível da música local.

Todas as noites serão transmitidas ao vivo através das nossa redes sociais, no facebook e youtube.

Well Lab

Currais Novos recebe o 1º Sesitec de todo o Rio Grande do Norte

2 de junho de 2023

Currais Novos ganhou na manhã desta sexta-feira (2) a primeira das 12 unidades do SESI TEC no Rio Grande do Norte. O ambiente foi idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) para estimular a “cultura maker” nas comunidades que são instaladas.

O intuito é contribuir para o avanço na educação. No RN, o Sistema FIERN pretende inaugurar outras unidades no interior do Estado e na capital dentro da programação dos 70 anos da entidade.

“Foi uma união de esforços para que hoje possamos celebrar essa conquista. Vamos dispor de um espaço de alta inovação, com robótica, computadores de alta tecnologia, sala de leitura. Não temos a dimensão do quanto isso irá contribuir com a educação e a inovação em nossa cidade”, comentou Odon Jr, prefeito de Currais Novos.

Cada SESITEC será nomeada em homenagem a uma personalidade da cidade: em Currais Novos, Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo; em Cruzeta, Professora Afra Ubaldo de Gois Cunha; em Carnaúba dos Dantas, professora Ruth Dantas das Chagas; e em Parelhas, homenageia Aldo de Medeiros Lima.

“Em função dos avanços tecnológicos que aconteceram nos últimos anos, buscamos uma evolução para esses espaços de forma a conectar os usuários com o mundo do trabalho e da indústria”, explica o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins.

“Nesses espaços, a população terá acesso à robótica educacional, computadores e acervos robustos”, acrescenta Juliano Martins.

Restaurante Sertanejo

Confira lista de farmácias de plantão em Currais Novos durante mês de junho

2 de junho de 2023

Junho chegou e com ele as farmácias que operam em Currais Novos divulgaram a listagem dos plantões para o mês.

Os plantões significam funcionamento por 24h, de acordo com a escala. Assim como em todo o ano, a listagem traz um estabelecimento em plantão em cada dia útil e dois operando nos sábados e domingos também por 24h.

Confira lista:

Well Farma

Criança com tipo de sangue raro é identificada pelo Hemonorte

2 de junho de 2023

Uma criança de 11 anos com anemia falciforme teve de realizar uma transfusão de sangue, nesta sexta-feira (2), através de uma bolsa vinda do Ceará. Segundo o Hemonorte, o paciente possui um tipo de sangue raro. 

Ainda de acordo com o Hemonorte, ele deu entrada em uma unidade de saúde pública do Estado precisando com urgência de uma transfusão sanguínea na tarde da última quinta-feira (1).

Após o laboratório de Imuno-hematologia do Hemonorte analisar a amostra do paciente, constatou-se que este tinha um sangue com fenótipo raro (RzRz) e não disponível no RN. Em contato com o Cadastro Nacional de Sangues Raros, o sistema identificou uma bolsa disponível no Hemocentro do Ceará (HEMOCE), que foi prontamente disponibilizada. O Hemonorte promoveu o transporte do sangue Fortaleza/Natal, que chegou na manhã de hoje (2).

“O sangue já foi testado e está disponível para distribuição e transfusão. A expertise dos servidores em identificar o caso de fenótipo raro com rapidez e união de forças entre as equipes multidisciplinares do HEMONORTE/HEMOCE a fim de viabilizar a transfusão o mais rápido possível, foi o que fez a diferença na vida do paciente, em virtude do seu quadro clínico. O paciente foi transfundido em menos de 24h e isso nos deixa muito orgulhoso do nosso trabalho”, ressaltou o Chefe do Laboratório de Imuno-hematologia, Francisco Júnior.

O Hemocentro do RN é uma das unidades que integra o Banco Nacional de Sangues Raros.

QFome App

Allan Dias coloca ABC na justiça do trabalho por danos morais; veja valores

2 de junho de 2023

Após se despedir do ABC no dia 30 de abril, o meia Allan Dias entrou com um processo no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região por responsabilidade civil em outras relações de trabalho e indenização por danos morais contra o alvinegro.

A data de distribuição do processo é da última quarta-feira (31), e de acordo com informações disponibilizadas pelo Jusbrasil, o valor da causa está fixado em R$ 298.705,12. A informação foi publicada inicialmente pelo portal Tribuna do Norte.

De acordo com Ricardo Furtado, vice-presidente de administração do ABC, Allan Dias desejava “uma espécie de estabilidade provisória” pelo tempo em que ficou afastado por lesão. “Só que o ABC não suspendeu o contrato de trabalho durante esse período e, em vez de deixá-lo sob benefício do INSS, permaneceu cumprindo normalmente o contrato”, afirmou o dirigente.

“Se ele tivesse esse direito, o clube teria respeitado sem nenhum problema. É contraditório ter sido beneficiado com o cumprimento regular do contrato (durante o tempo da lesão) e, depois, requerer um direito próprio de quem tem contrato suspenso e passa a receber no limite do benefício do INSS”, explicou Furtado.

Allan Dias foi contratado pelo ABC em agosto de 2021. Durante os dois anos em que vestiu a camisa alvinegra, o meia disputou 36 jogos pelo clube, marcando 19 gols e conquistando dois acessos, da Série D para Série C, e da Série C para Série D, além do título de Campeão Potiguar de 2022. Querido pela torcida alvinegra, o atleta se machucou na final do segundo turno do Campeonato Potiguar em 2022, ficando fora dos gramados por cerca de oito meses.

“Lamentamos que o atleta tenha tomado essa decisão. Nossas alegações jurídicas serão apresentadas na justiça do trabalho”, finalizou o vice-presidente de administração do clube. A Tribuna do Norte tentou entrar em contato com Allan Dias, mas não obteve retorno até o término desta matéria.

Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet

Na contramão do RN, Currais Novos teve chuvas acima da média para o estado em maio; veja números

1 de junho de 2023
Foto: Jean Souza

Apesar do volume de chuvas no Rio Grande do Norte estar abaixo do esperado para maio, os números divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mostraram chuvas acima do esperado em Currais Novos no mesmo período.

Ao todo, foram 89,4 mm de chuvas acumuladas, acima dos 26mm esperados para o quinto mês do ano.

O volume é o segundo maior de todo o Seridó, deixando a cidade atrás apenas de Carnaúba dos Dantas, que registrou 110 milímetros de chuva no período. Florânia foi o terceiro município da região com mais chuvas, um total de 71,9 milímetros.

Os dados dos três municípios foram superiores à média esperada para o estado. O RN registrou uma média de 61,6 milímetros, enquanto o esperado era 108,7mm.

Academia Noova

Chuvas em maio no RN ficaram abaixo do esperado, afirma Emparn

1 de junho de 2023

O mês de maio de 2023 registrou chuvas com volumes médios 43,4% abaixo do esperado para o período no Rio Grande do Norte, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A média foi de 61,6 milímetros, enquanto o esperado era de 108,7mm.

Pela climatologia, que utiliza um banco de dados com mais de 30 anos de registros acumulados, maio de 2023 foi um mês muito seco.

“Além de índices baixos, as distribuições temporais e espaciais bastante irregulares, podem ter prejudicado o desenvolvimento da agricultura em algumas regiões do Estado, principalmente no Agreste”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Bloqueios atmosféricos, ausência de Frentes Frias e o deslocamento precoce da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) para o Hemisfério Norte são os fenômenos principais que causaram irregularidade das precipitações nesse mês.

Wheyz

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Jardim de Piranhas

1 de junho de 2023

Policiais civis e militares deram apoio a Polícia Civil da Paraíba e cumpriram um mandado de busca e apreensão que resultou na prisão em flagrante, nesta quarta-feira (31), de um homem de 32 anos, por posse ilegal de arma de fogo. A prisão foi realizada no município de Jardim de Piranhas, Região do Seridó Potiguar. O suspeito também foi preso com drogas e uma balança de precisão.

Sérgio Dantas da Silva, de 32 anos, estava em posse de uma espingarda, um revólver calibre .38, munições de igual calibre, 27 gramas de cocaína, uma balança de precisão, dois celulares e R$ 182,00.

Participaram da ação a 47° Delegacia de Polícia de Jardim de Piranhas, a Delegacia de Furtos e Roubos de Caicó, a Polícia Civil da Paraíba, a 5° Companhia Independente de Polícia Militar de Jardim de Piranhas e o Grupo Tático Operacional.

Well Lab Isaac Nutri

Shopping de Natal ajuda clientes a se declararem neste Dia dos Namorados

1 de junho de 2023

Seja crush, xodó, boyzinha ou mozão, o Natal Shopping vai celebrar as diversas formas de amor neste Dia dos Namorados. Com a campanha “Menos rótulos, mais amor”, o empreendimento traz luz para as diversas formas de se relacionar e leva para o centro do debate o que todas elas têm em comum: o respeito. 

Durante a campanha, os clientes vão contar com a ajuda extra da Ana, assistente virtual do empreendimento, para escrever uma mensagem especial para a pessoa amada, receber sugestões de presentes, cupons e até mesmo dicas de restaurantes.  

O consumidor poderá enviar uma mensagem para o Whatsapp do shopping pelo  https://wa.me/558432098190 e clicar na opção “mensagem de amor”. Após rápidas perguntas, a Ana vai sugerir uma mensagem personalizada e alinhada com o tom de voz e perfil de cada casal –  seja apaixonado, engraçado ou descolado. 

As sugestões de presentes são o bônus que o cliente receberá após garantir sua carta, que poderá ainda finalizar a interação com a assistente conhecendo alguns restaurantes com menu especial para o período. Depois, a ideia é que cada um personalize a sua carta no lounge instagramável em frente à Brooksfield, no piso L2.

Segundo Caroline Pereira, líder de Marketing da Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping, a campanha foi idealizada com o entendimento de que a tecnologia é o principal ativo para apoiar a experiência física dos clientes.

“A campanha de Dia dos Namorados 2023, surge com a percepção de que o nosso negócio é físico. O cliente gosta de vivenciar as ações nos shoppings, experimentar e aproveitar o que os empreendimentos têm para oferecer. A tecnologia é a peça chave para dar para esse consumidor uma experiência cada vez mais fluida e sem atrito. Por isso, nossa assistente virtual chegou para entender melhor os nossos visitantes, apoiá-los na decisão de compra e, por que não, antecipar os seus desejos”, garante Caroline.

Restaurante Sertanejo

ISD encerra primeiro ciclo de formação de residentes em Medicina de Família e Comunidade da UFRN

1 de junho de 2023

O Instituto Santos Dumont (ISD) encerra mais um ciclo de formação profissional em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De maneira inédita, os residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), estiveram imersos nas duas unidades do ISD em Macaíba por três meses.

Junto aos profissionais do ISD, eles acompanharam atividades no cuidado à saúde materno-infantil e no cuidado à saúde da pessoa com deficiência, além de pesquisas nas áreas de neurociências e neuroengenharia.

Segundo Samantha Maranhão, Coordenadora de Atividades de Ensino em Saúde no ISD, um dos principais objetivos da parceria institucional entre o ISD e os Programas de Residência em Saúde da UFRN é inserir residentes em formação em cenários de aprendizagem multiprofissionais, possibilitando a vivência do modelo centrado na pessoa e na família como estratégia de cuidado em saúde integrada à comunidade.

“Proporcionamos o desenvolvimento de competências profissionais especializadas no cuidado à saúde da pessoa com deficiência, desde o período perinatal até o envelhecimento. Este percurso otimiza a entrada do residente médico na atenção primária, o deixando atento aos manejos de prevenção em saúde”, explica.

pontua Laís Crisanto. 

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura