Gilson Dantas se faz presente em 28ª edição da Feira Hospitalar, em São Paulo

25 de maio de 2023

O prefeito de Carnaúba dos Dantas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó (CIS), Gilson Dantas, está presente na 28ª edição da Feira Hospitalar, uma dos principais eventos do segmento da saúde de todo o país. O principal objetivo da viagem é conhecer as tecnologias mais inovadoras no uso da telemedicina.

“É importante estar por dentro dos principais pontos relacionados à Telemedicina, que está muito próxima de ser largamente utilizada na carta de serviços do consórcio. O CIS tem pretensão de estar sempre atualizado no assunto e quer, no âmbito coletivo, oferecer as melhores soluções para os municípios associados nesse sentido”, afirma Gilson Dantas.

A Hospitalar é uma grande feira do segmento da saúde, um verdadeiro ponto de encontro para a criação de oportunidades de negócios, conexões no mercado e compartilhamento de conhecimentos e discussões que impulsionam o setor. A expectativa é que mais de 50 mil visitantes passem pelo local para conferir as novidades e lançamentos de cerca de 1.000 marcas expositoras, numa representação de 30 países no evento.

Well Lab

Em Currais Novos, ótica fará superpromoção em “Dia Sem Imposto”

25 de maio de 2023

A Natal Óticas está com uma mega-promoção nesta quinta-feira (25), quando a CDL Jovem promove o “Dia Sem Imposto”. A expectativa é que o estabelecimento ofereça super descontos e comercialize óculos completos a partir de parcelas mensais de apenas R$ 9,96.

Essa mega promoção é uma iniciativa do empreendimento como parte da ação, que no ano anterior já teve a participação de mais de 15 mil varejistas. Para este ano, as expectativas são ainda maiores. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), espera-se que o número de lojas participantes cresça 30%. 

Em Currais Novos, a CDL afirmou que uma ação do tipo será realizada com seus associados no dia 30 de junho. Como tem sede na capital potiguar, a Natal Óticas se antecipou e oferecerá condições especiais para seus clientes em todo o estado nesta quinta-feira (25).

Restaurante Sertanejo

Gripe aviária: Mais de 30 aves são encontradas mortas no litoral do RN e amostras são enviadas para análise

25 de maio de 2023

O governo do Rio Grande do Norte comunicou nesta quarta-feira (24) que enviou algumas amostras de 37 aves aves migratórias que foram encontradas mortas no litoral potiguar nesta semana para análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.

A medida se deu devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que foi emitido na segunda (22) após confirmação do vírus da influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade em aves silvestres nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) disse, no entanto, que o fato não é motivo de alarme para a população potiguar, mas deu recomendações em caso de encontrar animais nessa situação (veja mais abaixo). Até esta quarta (24), não havia nenhum caso de gripe aviária suspeito ou confirmado no Brasil.

Well Farma

Carlo Ancelotti descarta a saída de Vini Júnior do Real Madrid

25 de maio de 2023

O técnico Carlo Ancelotti descartou nesta terça-feira a saída de Vinícius Júnior do Real Madrid, na esteira da forte repercussão dos ataques racistas que o brasileiro sofreu no domingo, e revelou que considerou a possibilidade de tirar o Real de campo na partida em que o atacante foi alvo de ofensas por parte da torcida do Valencia no estádio Mestalla.

“Falei com o Vinícius para perguntar se queria continuar (em campo) e o árbitro pediu para ele continuar. O assunto acabou ali, mas é claro que é uma decisão pessoal que no momento podemos tomar. Posso ter a responsabilidade no futuro de tirar o jogador de campo e também de tirar todo o time de campo. Não seria minha responsabilidade, mas espero não ter que tomar essa drástica decisão porque há um juiz em campo que ter este tipo de responsabilidade”, declarou o treinador.

QFome App

Currais Novos terá semana sobre conscientização sobre a fissura labiopalatina; veja programação

25 de maio de 2023

Currais Novos receberá nos próximos dias a semana municipal de educação, conscientização e orientação sobre a fissura labiopalatina. Dos dias 28 a 31 de maio, o município terá agendas que marcarão a discussão sobre o assunto, trazendo informação para a sociedade sobre o tema.

A agenda começa no domingo (28), com a participação do comitê local em evento na capital potiguar. As campanhas se intercalarão, já que também tem início na mesma data a Semana Estadual sobre o assunto.

Nos dias seguintes, palestras serão dadas em escolas e em equipamentos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalização na quarta-feira (31), com a participação do Comitê Local na estreia do programa Simples Assim, na Sidy’s TV.

Sidy's Tv e Internet

Rita Lee dará nome ao novo espaço do Parque Olímpico do Rio de Janeiro

24 de maio de 2023

O Boulevard Olímpico instalado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, vai ser chamado de Parque Rita Lee. O decreto com a homenagem à cantora e compositora, que morreu no último dia 8, foi publicado na edição desta quarta-feira (24) pela prefeitura do Rio.

O texto assinado pelo prefeito Eduardo Paes destaca a relevância da artista para a arte do Brasil, considerando a importância de Rita Lee no cenário artístico nacional, em especial pela multiplicidade de talentos da Rainha do Rock; o seu perfil irreverente e libertário que, refletido em suas canções, a caracterizam como uma das mulheres mais influentes do país; a relação apaixonada da artista com esta Cidade, na qual revelou o seu afastamento dos palcos, mas nunca da música”.

O decreto destacou o texto que vai caracterizar o parque: “Rita Lee – (1947-2023) Multi-instrumentista, cantora e compositora, precursora do rock brasileiro, irreverente e inspiradora, fez um monte de gente feliz”.

De acordo com a prefeitura, as obras de construção da área começaram em fevereiro, durante uma visita do prefeito e da ministra do Esporte, Ana Moser, ao local, cujo projeto é considerado pelo município como mais um legado olímpico.

“Como previsto no plano de legado da prefeitura, o Parque Rita Lee, por onde passaram atletas, torcedores, e que nos últimos anos recebeu a cidade do Rock In Rio, é uma área de 36 mil metros quadrados e vai ser transformado em um parque público natural”, informou a prefeitura em nota.

Conforme a prefeitura, por meio do Parque Rita Lee, será possível acessar todas as principais áreas do parque, como as arenas, os terraços e o Live Site, esplanada destinada a eventos em frente à Lagoa de Jacarepaguá. Além disso, terá uma área arborizada com equipamentos para várias atividades.

“O Parque vai ganhar um bosque com mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, quadras esportivas, praças, reforma do skate park, praça molhada e pisos coloridos. Haverá ainda novos mobiliários urbanos, como 465 mesas e cadeiras, 27 brinquedos infantis, 14 aparelhos de ginástica e 14 bicicletários”, revelou.

Agência Brasil

Agência Brasil

Academia Noova

Lula indica dois advogados para ministros do TSE, confirma Moraes

24 de maio de 2023

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou hoje (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou os advogados Floriano Azevedo Marques e André Ramos Tavares para as duas vagas de ministros efetivos que estavam abertas na Corte. A informação ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto.

O anúncio foi feito durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, mais cedo, aprovou uma lista com quatro nomes para serem indicados por Lula. São as primeiras indicações do presidente para o TSE no terceiro mandato.

O advogado Floriano de Azevedo Marques é professor e ligado a Alexandre de Moraes. André Ramos Tavares já atua como ministro substituto no TSE.

As advogadas Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Daniela Borges foram preteridas das nomeações.

Agência Brasil

Wheyz

Maioria dos deputados federais do RN votou a favor de novo arcabouço fiscal

24 de maio de 2023

Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, seis votaram a favor do texto-base do novo arcabouço fiscal. 

Natália Bonavides (PT), Fernando Mineiro (PT), Benes Leocádio (União), Paulinho Freire (União), João Maia (PL) e Robinson Faria (PL) deram o “sim” para o projeto apoiado pelo governo Lula, que substitui o antigo teto de gastos de Michel Temer. 

Já General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) foram contrários. Ao todo, a nova regra fiscal foi aprovada por 372 votos a 108.

Portal Saiba Mais

Well Lab Isaac Nutri

Neoenergia apresenta evolução da marca mantendo valores de sustentabilidade e inovação

24 de maio de 2023

A Neoenergia apresentou nesta quarta-feira (24) a evolução da sua marca, concebida para fortalecer os valores de sustentabilidade e inovação da companhia. Mais moderna, a evolução da identidade visual mantém o compromisso com a preservação ambiental evidenciada pelos três elementos-chave: a energia renovável representada pelo verde; a água, pelo azul; e o sol, pelo laranja.

A nova marca também evoluiu para facilitar sua aplicação, gerando maior contraste e melhor visualização nos meios digitais, o que significa uma linguagem visual mais simples, utilizável e acessível.

“A mudança está alinhada à nossa estratégia para posicionar a Neoenergia como uma marca que continua sendo pioneira em seu compromisso com a descarbonização e o bem-estar das pessoas”, afirma Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

O executivo acrescenta que a nova marca está diretamente alinhada aos compromissos da Iberdrola, grupo espanhol líder mundial em energia renovável e controlador da Neoenergia. Dessa forma, a evolução atuará como um elo entre todos os países onde a empresa está presente, incluindo o Brasil, e será implementada em uma primeira fase digital para, gradualmente, ser adaptada a formatos físicos. Para a evolução do logotipo de sua marca, a Neoenergia contou com a colaboração da Design Bridge and Partners, uma empresa especializada em branding do Grupo WPP.

“A marca está em linha com uma necessidade de adaptação a um mundo cada vez mais digital. Embora tenha como objetivo manter a origem, a essência e os valores permitirão uma aplicação mais simples em todos os formatos e suportes. A proposta é nos anteciparmos às demandas energéticas da sociedade para encontrarmos as melhores soluções que preservem o meio ambiente para as gerações futuras”, afirma Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.

Restaurante Sertanejo

Secretário afirma que RN deve R$ 180 milhões em consignados

24 de maio de 2023

O Rio Grande do Norte deve R$ 180 milhões a instituições financeiras em relação ao atraso no pagamento dos empréstimos consignados dos servidores. A informação foi dada por Pedro Lopes, secretário estadual de Administração em reunião com deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Segundo o gestor, os valores deixaram de ser pagos integralmente em agosto de 2022.

Em suas palavras, Pedro Lopes relatou as dificuldades fiscais enfrentadas pelo Governo do Estado desde a posse da governadora Fátima Bezerra (PT) para o seu primeiro mandato. O secretário foi além, e trouxe informações financeiras sobre o Executivo desde o ano de 2006, sob o Governo Wilma de Faria, época em que o RN ainda mantinha sua folha de pagamento dentro do limite prudencial, por exemplo. Desde então, as crises financeiras foram se sucedendo.

“Não tem como falar de atraso dos consignados sem falar de crise fiscal. O Estado não atrasa porque quer. Não repassa por uma crise fiscal. Tanto na gestão de Fátima como de Robinson Faria foi por crise fiscal, 80% da arrecadação Executivo vai para pagar folha, o controle da folha é fundamental para finanças do Estado”, disse Pedro Lopes. O auxiliar da governadora revelou ainda que o Estado já tem explicado as diferentes categorias de servidores que não conseguirá implantar reajuste salarial este ano, a não ser cumprir com os pisos.

O secretário relatou que o governo estadual já negocia o pagamento dos consignados atrasados com o Banco do Brasil. A alternativa encontrada para quitar a dívida será a venda da conta única pelos próximos anos, estabelecendo dessa forma um acerto de contas. O secretário revelou que o Estado possui um débito aproximado de R$ 150 milhões com o Banco do Brasil, R$ 1,6 milhão com a Caixa Econômica e está devendo também ao Bradesco, totalizando cerca de R$ 180 milhões. Mas ressaltou que todos os meses são feitos pagamentos, não integrais, as instituições financeiras citadas. Em abril passado, por exemplo, foram repassados R$ 69 milhões.

Perguntado sobre o tempo que havia de atraso, Pedro Lopes explicou que os pagamentos deixaram de ser regulares desde agosto do ano passado, mas que os valores devidos seriam equivalentes há apenas três meses. “Alguém ficaria sem receber, e ficaram os bancos. Se pagasse os bancos, atrasava o servidor. O Governo fez sequência de prioridades, não era desejo atrasar, reconhece dívida, mas não havia como pagar todo mundo pelo fluxo de caixa que caiu a partir de agosto de 2022”, disse.

Tribuna do Norte

Sidy's Tv e Internet
RN RN Prefeitura