Páscoa: cirurgiã-dentista dá 5 recomendações de como proteger a saúde bucal nesse período

29 de março de 2024

Época muito aguardada por toda a criançada, a páscoa será celebrada neste domingo (31). É nesse período que doces, chocolates e outros tipos de guloseimas são entregues, seguindo fortemente a tradição.

Contudo, é fundamental lembrar que esses alimentos podem ser prejudiciais à saúde bucal, podendo acarretar no aparecimento da doença cárie, caso sejam consumidos sem os cuidados adequados.

Segundo a Dra. Letícia Batista, cirurgiã-dentista e especializanda em odontopediatria, é fundamental que pais e responsáveis adotem boas práticas e, com isso, reduzam danos para garantir um sorriso saudável não só do seu filho ou filha, mas de toda a família. Confira:

1- Limite a frequência do consumo dos doces

Consumir o chocolate de forma fracionada é a pior opção. O ideal é limitar a ingestão dos doces a um período do dia ao invés de permitir comer um pouquinho várias vezes ao dia. A justificativa passa pelo fato de que o principal fator causador da doença cárie é a alta frequência de ingestão de açúcar.

2- Evite comer os doces à noite

Principalmente antes de dormir! Uma ótima sugestão é consumir como uma opção de sobremesa após o almoço.

3- Escolha opções mais saudáveis

Opte por chocolates com maior teor de cacau e menos açúcar. Também é interessante optar por chocolates com formatos mais simples e evitar aqueles com recheios muito açucarados, que podem aderir aos dentes e aumentar o risco de lesões de cárie.

4- Não escovar os dentes imediatamente após o consumo dos doces

Calma! A escovação e o uso do fio dental sempre devem ser prioridade, mas com uma observação muito importante: ao ingerir os doces e escovar os dentes logo depois, estará friccionando o ácido do chocolate nos dentes, podendo causar desgastes, sensibilidade dentária e até dor. O ideal é aguardar de 20 a 30 minutos para a saliva equilibrar o ph bucal.

5- Para crianças menores de 2 anos nada de chocolate, viu coelhinho?

Bebês até 2 anos não devem consumir açúcar! Os coelhos de pelúcia são uma ótima opção para os nenês não ficarem de fora.

Gostou do conteúdo? A Dra. Letícia Batista atende crianças e adultos em Currais Novos na clínica CEOM. Clique para agendar um horário.

Sidy's Tv e Internet
RN Currais Novos