PL suspende negociações com PSDB no Ceará após reunião da cúpula

O deputado federal e presidente do PL no Ceará, André Fernandes (PL-CE), afirmou nesta terça-feira (2) que as negociações do Partido Liberal para o governo do estado estão paralisadas. A declaração foi dada após Fernandes se reunir com Michelle Bolsonaro e outros líderes do partido na sede do PL em Brasília.
O partido publicou um comunicado informando que as negociações com o PSDB no Ceará estão suspensas. O PSDB pretende lançar Ciro Gomes como candidato ao governo estadual.
“A estratégia do PL será definida após análise e aprovação, pela cúpula nacional e presidência estadual do partido, das alternativas e projetos apresentados pelo deputado André Fernandes”, diz o comunicado.
A reunião contou com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; da presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro; do secretário-geral do partido, senador Rogério Marinho (RN); do senador Flávio Bolsonaro (RJ); e do deputado André Fernandes, presidente do PL no Ceará.
No encontro, foram apresentados o cenário do Ceará e discutidas estratégias para consolidar a influência da direita no estado, garantir a derrota da esquerda e preservar os valores defendidos pela direita conservadora representada por Bolsonaro e seus apoiadores.
André Fernandes declarou que a decisão será tomada conjuntamente, respeitando a orientação nacional de Valdemar Costa Neto e do presidente Jair Bolsonaro, que autorizaram inicialmente as negociações. No momento, porém, o partido dá uma pausa para reavaliar as melhores condições para o Ceará.
No final de semana anterior, Michelle Bolsonaro criticou publicamente o apoio do PL a uma possível candidatura de Ciro Gomes para o governo do Ceará, o que gerou desconforto na direção nacional do partido, que confirmou seu apoio a Ciro, com respaldo também do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Após a reunião, Flávio Bolsonaro afirmou à imprensa que o mal-estar no partido se deve a um “ruído de comunicação”, alegando que Michelle falou “com o coração” no evento do final de semana. Ele também destacou que não há briga com Michelle e que o conflito foi resolvido.
Michelle, no entanto, não comentou publicamente após o encontro e manteve as críticas a Ciro Gomes, inclusive na madrugada seguinte.
Créditos: CNN Brasil