Por que o azeite está tão caro? Entenda e relembre quanto o produto custava em 2023

27 de março de 2024

Os preços do azeite no mercado interno parecem não ter limite de alta. Entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024, os preços médios da garrafa do produto extra virgem, de 250 ml, subiram 51,4%, enquanto os da garrafa de 500 ml, aumentaram 43%.

Neste período, as embalagens menores de azeite saíram de R$ 20,03 para R$ 30,33. Já as maiores, de R$ 31,58 para R$ 45,17.

O preço o produto virgem, de 250 ml, subiu 25%, enquanto a embalagem de 500 ml, registrou alta de 48,3% no mesmo período. As informações são do levantamento realizado pela consultoria Horus Inteligência de Mercado, feito com base na análise de 500 milhões de notas fiscais por mês registradas em supermercados e hipermercados de todo o País.

Por que o azeite está tão caro?

A quebra histórica na safra de azeitonas da Europa em 2022/ 23, em decorrência da seca provocada pelo El Niño, derrubou em 20% a produção mundial de azeite. Ao invés de 3,3 milhões de toneladas, foram produzidos 2,7 milhões de toneladas de azeite, de acordo com Conselho Internacional de Azeite Olive (IOC, sigla em inglês).

Com isso, as exportações foram impactadas e o Brasil, como um dos maiores importadores do produto, reduziu suas compras de 100 mil toneladas de azeite em 2022, para 80 mil toneladas, em 2023.

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