Prazo termina nesta segunda para pagamento da taxa do Enem 2026

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até esta segunda-feira (22) para realizar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 85. Este valor deve ser pago apenas por quem não teve isenção.
Embora as inscrições tenham se encerrado no último dia 12 de junho, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram ampliar o prazo para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Após concluir a inscrição na Página do Participante, o sistema gera automaticamente a guia para pagamento. A taxa pode ser paga via boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme as opções disponíveis na instituição financeira do candidato.
De acordo com o edital do exame, o pagamento é aceito em bancos, casas lotéricas e por aplicativos bancários. No caso do Pix, a transação deve ser efetuada pelo QR Code presente na GRU emitida na Página do Participante.
Depois de confirmado o pagamento, o Inep orienta os participantes a acompanharem o status da inscrição no sistema oficial, certificando-se de que o procedimento foi concluído corretamente.
Confira o cronograma do Enem 2026:
– Período de inscrições: 25 de maio a 12 de junho;
– Pagamento da taxa: até 22 de junho;
– Solicitação de atendimento por nome social: 25 de maio a 12 de junho;
– Solicitação de atendimento especializado: 25 de maio a 12 de junho;
– Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
– Período para recursos: 29 de junho a 3 de julho;
– Resultado dos recursos: 10 de julho;
– Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.
O Enem é atualmente o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas obtidas no exame podem ser usadas nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o resultado também é aceito por instituições de ensino superior de Portugal que mantenham convênio com o Inep.
Créditos: Tribuna do Norte