Quem é Priscila, atacante que viralizou com provocação a goleira da Espanha
O gol que abriu o caminho da vitória do Brasil sobre a Espanha foi acompanhado por um grito de raiva na comemoração da atacante Priscila, cara a cara com a goleira Cata Coll. Para muitos, aquele momento de provocação marcou a classificação da seleção brasileira para a final olímpica do futebol. Fotos e vídeos da encarada viralizaram e foram destaques na mídia nacional e internacional.
Priscila foi quem pressionou Cata Coll, forçando o erro da goleira, que chutou em cima da zagueira e viu a bola entrar na própria rede, em um gol contra bizarro das atuais campeãs do mundo. Durante o jogo, a atacante ainda perderia uma ótima oportunidade de marcar no primeiro tempo, e, na etapa final, fez a jogada que originou o gol de Adriana.
Priscila Flor da Silva tem 19 anos – faz 20 no próximo dia 22 – e é natural de São Gonçalo do Amarante, cidade vizinha a Natal, no Rio Grande do Norte. Atualmente, é atacante do Internacional, de Porto Alegre.
Ela foi convocada para as Olimpíadas de Paris como uma das quatro suplentes, sendo a mais nova do grupo da seleção brasileira, e teve a chance de atuar contra a Espanha por conta de uma lesão da zagueira Rafaelle.
A trajetória de Priscila começou no futsal e as primeiras conquistas vieram em competições escolares. Pelo talento nas quadras, ela era bolsista em uma escola particular da Zona Norte de Natal.
– Ela foi minha atleta dos 12 aos 16 anos. Sempre foi goleadora, foi melhor atleta dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Ganhamos muitos títulos juntos – conta o professor Kedson Gomes.
O ex-treinador lembra que Priscila foi levada ao Leoas da Serra, uma das melhores equipes de futsal do país.
– Mandamos ela para o Leoas da Serra, de Santa Catarina, e lá ela ficou por um ano. De lá migrou para o futebol de campo, quando fez um teste no Internacional e foi aprovada de imediato, firmando o seu primeiro contrato profissional – disse Kedson.
No Inter desde 2021, Priscila chegou a disputar competições de base e, com destaque, recebeu as primeiras convocações para a seleção brasileira sub-19.
Em 2023, no primeiro ano firmada na equipe principal das Gurias Coloradas, a atacante foi a artilheira da Libertadores com oito gols marcados. O bom desempenho a fez ser eleita a Rainha da América em votação tradicional do jornal uruguaio El País.
No ano passado, na primeira convocação para a seleção principal, ela entrou no intervalo do amistoso contra o Japão, na Neo Química Arena, quando o placar estava 3 a 3, e fez o gol da vitória do Brasil
G1/RN