Secretário da Fazenda recebe comitiva para tratar de programa estadual de inovação

Nesta quarta-feira (2), o Secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, recebeu uma comitiva formada por gerentes do Sebrae RN e pelo vereador Mattson (Currais Novos) para discutir o cenário econômico e as perspectivas de futuro para a vertical da inovação no estado.
Durante o encontro, foi apresentado um projeto de programa que está sendo articulado junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), com foco no incentivo a iniciativas inovadoras, desde o campo até as universidades. O programa prevê investimentos por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET), com contrapartida do Sebrae RN, visando fortalecer o ecossistema de inovação e fomentar novos negócios de base tecnológica.
O secretário Cadu Xavier demonstrou apoio à construção de uma agenda estratégica para consolidar a inovação como um novo motor da economia do estado, aproveitando o potencial de inovação que já coloca o Rio Grande do Norte como um dos estados mais bem conceituados do Brasil.
Outro ponto debatido foi a importância da interiorização da inovação. Atualmente, o estado conta com oito cidades-polo desenvolvendo seus ecossistemas locais de inovação, utilizando uma metodologia importada pelo Sebrae RN. Essa abordagem integra poder público, universidades, setor privado e sociedade civil, criando territórios férteis para o desenvolvimento de novas soluções baseadas no talento local.
Além do vereador Mattson, participaram da reunião o gerente de negócios do Sebrae, David Góis; o gerente do programa de startups, Eugênio Spíndola; a gerente do programa de ecossistemas do RN, Algéria Varela; a analista técnica do Sebrae, Edinete Heloísa; e a consultora sênior do Programa ALI, Adelle Nogueira.